A Nissan adiou mais uma vez o lançamento do seu SUV elétrico. De acordo com uma matéria recente da Automotive News, o Nissan Ariya está sofrendo com a escassez global de chips, um dos principais motivos pelo atraso nas primeiras entregas para os clientes. 

Além disso, a marca japonesa menciona "outras interrupções na cadeia de suprimentos", o que também não é uma surpresa. Montadoras do mundo todo estão sofrendo para produzir veículos graças aos problemas que foram inicialmente causados pela pandemia de COVID-19.

Galeria: Novo Nissan Ariya 2021

Embora o problema da escassez de chips já tenha superado seus momentos mais críticos, pode levar meses ou até anos até que o mercado volte completamente ao normal. Enquanto isso, o lançamento de novos veículos provavelmente será afetado para muitas montadoras.

O Nissan Ariya é o segundo veículo totalmente elétrico da Nissan, dando sequência ao veterano Nissan Leaf, que chegou ao mercado pela primeira vez em 2010. A Nissan tem sido considerada uma pioneira no segmento de veículos elétricos e os fãs leais e proprietários estão ansiosos pelo lançamento do SUV, que, inclusive, está cotado para o Brasil futuramente. 

O site Automotive News informa ainda que a Nissan lançará oficialmente o Ariya no Japão em 12 de maio de 2022. Antes deste atraso mais recente, o lançamento estava marcado para o final de março de 2022. Anteriormente, a marca japonesa tinha planos de colocar o modelo no mercado em meados de 2021, o que acabou não acontecendo, com a Nissan culpando a escassez de chips e bloqueios relacionados ao COVID na época.

A Nissan diz que as vendas do Ariya na Europa estão previstas para meados de 2022, seguidas pelas vendas nos Estados Unidos no segundo semestre. Não foram reveladas informações sobre essas datas potenciais de lançamento também poderiam ser adiadas.