Do Polo Norte magnético ao Polo Sul; de paisagens glaciais nevadas a subidas de montanhas e a dunas do deserto: uma rota de mais de 27.000 quilômetros de extensão, através de vários continentes e com temperaturas entre -30ºC e +30ºC.

Esta é a rota que um Nissan Ariya e-4ORCE enfrentará a partir de março de 2023, durante a expedição Pole to Pole, concebida pelo aventureiro britânico Chris Ramsey: em parceria com a empresa japonesa, ele liderará a primeira rota de carro elétrico do Ártico até a Antártida, passando pelas Américas.

Preparação do SUV elétrico

Uma aventura "de alto perfil, estimulante e emocionante" como a Nissan define, explicando que a iniciativa servirá para promover o plano Ambition 2030, a visão do fabricante para a mobilidade do futuro, que prevê um investimento em eletrificação de 15,5 bilhões de euros em 5 anos. E entre esses projetos consta o do modelo sucessor do Leaf.

Galeria: Nissan Ariya e-4ORCE encara viagem de Polo a Polo

Mas para superar as condições extremas que irá encarar, o SUV elétrico Nissan Ariya e-4ORCE será o protagonista de uma "reestilização", para ter um exterior modificado para terrenos extremos, e rodas, pneus e suspensão readaptadas. Um segundo Nissan Ariya e-4ORCE não modificado servirá como um veículo de apoio em todas as Américas.

"O novo SUV crossover Ariya totalmente elétrico – diz o vice-presidente executivo Asako Hoshino – permite que você vá mais longe, com mais facilidade e conforto. E com a tecnologia de controle e-4ORCE, que proporciona melhor estabilidade e tração em uma variedade de terrenos, sabemos que será o parceiro perfeito para Chris e sua equipe em sua jornada totalmente elétrica desafiadora." 

Chris Ramsey no Nissan e-4ORCE

Chris Ramsey, fundador do Pole to Pole, também comenta: "Nossa missão é demonstrar que os veículos elétricos podem lidar com os ambientes mais severos, desde o frio amargo dos polos até as selvas quentes e úmidas da América do Sul, e mostrar que eles são emocionantes de dirigir e adequados para atender às necessidades diárias dos motoristas em todo o mundo."