O mercado de mini carros urbanos, chamados kei cars no Japão, acaba de ganhar mais uma novidade. Trata-se do lançamento do inédito Nissan Sakura, um carro elétrico urbano que leva o nome da flor de uma cerejeira local. 

Era outubro de 2019 quando a Nissan sinalizou seu desejo de lançar um kei car elétrico no Japão com o conceito IMk, que teve uma galeria de fotos divulgada. Avançando para maio de 2022, a versão da produção ficou pronta e aparece nas primeiras fotos oficiais. 

De agora em diante o modelo servirá como o carro elétrico de entrada da Nissan no Japão, tanto em termos de preço quanto de tamanho. Com um diâmetro de giro de apenas 4,8 metros ele está pronto para enfrentar a selva urbana na Terra do Sol Nascente.

Galeria: Nissan Sakura 2023

O hatchback quadradinho não se parece muito com o conceito IMk que o antecipou, até mesmo as rodas ficam mais chiques após os retoques estilísticos dos japoneses. Desenvolvido como um kei car, o Sakura deve atender a certas regulamentações em termos de tamanho.

Ele mede apenas 3,39 metros de comprimento, 1,47 metro de largura e 1,65 metro de altura. Sua distância entre-eixos é de 2.495 mm, o que é muito bom considerando o seu comprimento total.

Mas como isso é possível? Graças a uma plataforma dedicada aos carros elétricos para minimizar os balanços dianteiro/traseiro e aumentar a distância entre os eixos para maior espaço interno para as pernas.

Galeria: Nissan Sakura - apresentação

Considerando o fato de ser um kei car, até que o Nissan Sakura é espaçoso e acomoda muito bem quatro pessoas, embora a capacidade no porta-malas seja de apenas 107 litros, um número baixo, mas dentro da média para o segmento. Leve para um carro elétrico, o lançamento da Nissan pesa apenas 1.070 kg 

O kei car elétrico é movido por um motor elétrico com 47 kW de potência (63 cv) e 19,9 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 130 km/h, boa para a sua proposta estritamente urbana enquanto a bateria de íons de lítio de 20 kWh gera energia suficiente para 180 km de autonomia pelo padrão local WLTC.

Um curiosidade é que a bateria pode servir como um powerbank para abastecer uma residência durante um dia, desde que você não precise de mais de 12 kW. Esse é o consumo médio de energia para uma família no Japão.

O Nissan Sakura tem três modos de condução: Sport, Standard e Eco. A condução com um pedal é cortesia da frenagem regenerativa. A Nissan menciona que desenvolveu a cabine mais silenciosa do segmento kei e o primeiro carro do tipo a dirigir, acelerar, frear e usar automaticamente o freio de estacionamento durante as paradas graças ao sistema ProPILOT Park.

Com início de vendas programado para meados do ano no Japão, o Nissan Sakura está disponível em três versões e tem preços a partir de 1,78 milhões de ienes, ou R$ 67.000 em uma conversão direta, que é apenas uma referência. Nada mal.