82 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera em 2022 pela Aliança pela Mobilidade Sustentável, uma iniciativa liderada pela 99 e que conta com outras 12 empresas do segmento de mobilidade e transportes com o objetivo de apoiar a transição energética e democratizar os veículos elétricos e híbridos no Brasil.
A Aliança foi fundada em abril de 2022 e já soma mais de R$ 35 milhões em investimentos, impactando cerca de 60 mil passageiros com uma frota de 450 carros eletrificados (entre híbridos e elétricos), em 40 mil viagens pelo aplicativo da 99.
“Com a Aliança, é possível fomentar o setor em toda a sua amplitude, por meio de soluções inovadoras e sustentáveis. Nossos investimentos atuam em todos os segmentos do ecossistema com um forte compromisso de atender aos motoristas parceiros da 99 e seus respectivos passageiros com soluções econômico-financeiras viáveis, visando conforto e sustentabilidade”, comenta Thiago Hipolito, diretor de Inovação e Líder de DriverLAB na 99.
Além do transporte de passageiros, a aliança também olha para a infraestrutura, que teve como ponto alto a inauguração do primeiro posto 100% elétrico do Brasil, por meio da EZ Volt, em parceria com a Vibra e a própria 99.
Em outra iniciativa, lançou um programa de locação de veículos elétricos com a Movida, em que os motoristas parceiros da 99 tiveram a locação facilitada, com descontos de até 50%. Isso, somado à economia de combustível do motorista, proporcionou redução de até 25% nos custos operacionais dos parceiros.
“O uso de tais veículos geram impactos positivos tanto na mobilidade urbana, quanto na economia que o motorista de aplicativo tem com o uso do carro eletrificado. Hoje, essa redução chega a 80% em relação ao modelo a combustão, quando analisamos os custos com combustível e manutenção. Sabemos, no entanto, que esse automóvel ainda tem um valor de aquisição alto para o motorista. Sendo assim, nossos esforços com a Aliança é trazer soluções socioeconômicas tanto para motorista e consumidores, quanto para o meio ambiente”, destaca Thiago Hipolito.
As metas da Aliança pela Mobilidade Sustentável incluem ampliar a participação dos veículos eletrificados entre carros novos para 10% das vendas até 2025 (hoje em 2%), contribuir para a criação de 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025 (atualmente existem cerca de 2.000).
Esses dados tendem a contribuir para que o País atenda às expectativas apontadas pela pesquisa McKinsey, que destaca que até 2040, as receitas com veículos eletrificados vão atingir 65 bilhões de dólares com uma marca de 11 milhões de veículos no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas