Com a mobilidade elétrica cada vez mais no centro do debate, surgem diversas iniciativas para promover os carros limpos e a criação de uma infraestrutura adequada a essa nova realidade. Nesta semana, a Caoa Chery se juntou à uma coalizão com outras oito empresas do setor de mobilidade urbana com o objetivo de democratizar os carros elétricos no Brasil.

Liderada pela 99, a iniciativa chamada Aliança pela Mobilidade Sustentável possui entre as empresas aliadas Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas e Zletric e visa impulsionar a infraestrutura para veículos sustentáveis no país. As principais metas são aumentar a participação de carros elétricos para 10% das vendas, criar 10 mil estações públicas de carregamento e ter 100% da frota do app até 2030.

“A revolução da mobilidade urbana com veículos elétricos e híbridos já é uma realidade global e agora começa a chegar ao Brasil. São iniciativas como a Aliança que vão fortalecer a mudança de paradigma no cenário brasileiro e estimular o país a desenvolver uma infraestrutura compatível com essa nova forma de dirigir. A longo prazo, isso pode beneficiar os custos de produção e a mudança para veículos cada vez menos poluentes”, diz Ethan Zhang, CEO da planta de Jacareí da Caoa Chery.

Galeria: Chery Arrizo 5e

Um dos objetivos do acordo é que os veículos limpos sejam acessíveis aos motoristas parceiros da 99, em termos financeiros e de infraestrutura. Nesse contexto, a missão da parceria é contribuir com o desenvolvimento do transporte urbano limpo, tornando as cidades mais verdes e seguras, e se inspira em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas:

  • Garantir o acesso a fontes de energia limpas e acessíveis (item 7);
  • Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas e sustentáveis (Item 11).

Para viabilizar o projeto de transporte mais sustentável, a aliança fala em infraestrutura, criando postos públicos de recarga, diminuindo as barreiras para a aquisição de carros elétricos, facilitando seu aluguel entre motoristas de aplicativo, fornecendo apoio às montadoras e às outras empresas da cadeia, como fornecedores de peças para esses veículos, além do monitoramento da recepção pelo público.

“A adoção de carros elétricos subiu 100% em um ano. Esses automóveis possuem menos impacto ambiental, preservam a saúde das pessoas e também reduzem custos com combustível em até 75%, mas ainda são muito mais caros do que os convencionais”, diz Thiago Hipólito, diretor do DriverLAb da 99. “Construímos a aliança para deixar esses modelos mais acessíveis para os motoristas e para as pessoas que mais precisam deles."

Criada pelo DriverLAB, o centro de inovações da 99, a iniciativa que engloba esta parceria tem um investimento previsto R$ 250 milhões nos próximos três anos, sendo R$ 100 milhões em 2022, com foco inicial nos 750.000 motoristas parceiros.

Entre as principais metas da 99 estão:

  • Aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos para 10% das vendas até 2025 (hoje o índice é de 2%);
  • Criar 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025 (atualmente existem cerca de 1.500);
  • Lançar, no mínimo, 300 automóveis elétricos da 99 ainda esse ano, com objetivo de chegar a 10 mil até 2025 e 100% da frota até 2030;
  • Chegar à emissão zero de carbono pela 99 até 2030 (hoje, 48% das emissões de CO2 são do setor de transporte no Brasil);
  • Adotar a cidade de São Paulo como polo pioneiro para implementação de programas a fim de inspirar outras regiões do país.

A Caoa Chery, por sua vez, tem apenas um carro elétrico à venda no país, o Chery Arrizo 5e, um sedã elétrico com 322 km de autonomia vendido sob encomenda e principalmente para empresas.