O Dacia Spring, versão do nosso Renault Kwid E-Tech que é vendida na Europa, acaba de receber o prêmio 'Best Car of 2022' pelo Green NCAP, órgão que avalia o desempenho ambiental dos modelos atuais e premia veículos com o menor impacto.
E o grande vencedor de 2022 foi o Dacia Spring, o subcompacto do Grupo Renault que é produzido na China e equipado com um trem de força elétrico com 65 cv de potência e 11,5 kgfm alimentado por uma bateria de 26,8 kWh.
O Dacia alcançou uma classificação geral de cinco estrelas e desbancou modelos como Tesla Model 3 e Cupra Born. Assim como outros veículos elétricos, o Spring obteve resultados máximos no Índice de Ar Limpo, mas também alcançou o maior resultado do Green NCAP no Índice de Gases de Efeito Estufa e um nunca antes visto 9,8 no Índice de Eficiência Energética.
Devido ao seu trem de força 100% elétrico e baixo peso, o carro urbano da Dacia recebeu a pontuação máxima em três dos quatro testes, com consumo de energia inferior ao limite de pontos máximos do Green NCAP. 89% da energia proveniente da rede elétrica está disponível na bateria, indicando um processo de carga e descarga eficiente. Os resultados dos testes provam que o Spring é um carro ecológico, não só devido à ausência de emissões locais de poluentes, mas também devido ao seu baixo consumo de energia.
O Dacia Spring recebeu uma pontuação geral de 9,9, seguido pelo Tesla Model 3 (9,8). O NIO eT7, o Renault Megane E-Tech e o Cupra Born chegaram perto, com pontuações gerais de 9,6.
O Audi Q4 e-Tron e o Hyundai IONIQ 5 também tiveram cinco estrelas. No entanto, foram os resultados de eficiência energética dos carros que fizeram a diferença crítica para a pontuação geral de um veículo. Em contraste com o Dacia Spring, esses carros não apresentaram valores de consumo baixos o suficiente neste Índice para receber os melhores resultados.
O órgão europeu elogiou o subcompacto do Grupo Renault:
"Com este excelente resultado, o supermini da Dacia estabelece um padrão para a indústria. A Dacia se propôs a criar um supermini que responda às necessidades do consumidor em seu design, mas também aos desafios de sustentabilidade do nosso planeta. O resultado é um veículo "verde e ecológico". Com este modelo, a empresa está à frente de muitos outros fabricantes em termos de impacto no meio ambiente" diz o Dr. Aleksandar Damyanov, Gerente Técnico do Green NCAP
Organização-mãe do Green NCAP, Euro NCAP, que classifica os veículos em seu desempenho de segurança, gostaria de ver a empresa assumir o mesmo compromisso de longo prazo com a segurança, ponto em que o Dacia Spring ainda precisa melhorar.
"Os resultados potencialmente poderiam ser ainda mais excelentes e oferecer aos consumidores uma escolha de compra ideal, oferecendo desempenho em sustentabilidade e segurança." diz o Dr. Aled Williams, Diretor de Programa do Euro NCAP
Renault Kwid E-Tech
Falando do Renault Kwid E-Tech, o 'irmão gêmeo' do Dacia Spring, já que ambos são produzidos na mesma linha de montagem e utilizam o mesmo trem de força, em nossa avaliação o modelo realmente apresentou um baixo consumo de energia: rodando 90% do tempo na cidade e com o modo ECO ativado na maior parte do tempo, o consumo ficou entre 10,5 e 12,0 kWh/100 km (9,5 e 8,3 km/kWh), que são números excelentes.
Fonte: Green NCAP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rival do BYD Song Plus, Neta L ganha bateria para 1.300 km de alcance
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Chevrolet Equinox EV tem alcance pelo Inmetro divulgado antes da estreia
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Zeekr 001 também teve alcance divulgado pelo Inmetro; chega em outubro
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Zeekr X tem autonomia divulgada no Brasil antes da estreia oficial