Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring é eleito Carro do Ano pelo Green NCAP
Subcompacto do Grupo Renault foi considerado o melhor carro elétrico em termos de eficiência e baixo consumo de energia
O Dacia Spring, versão do nosso Renault Kwid E-Tech que é vendida na Europa, acaba de receber o prêmio 'Best Car of 2022' pelo Green NCAP, órgão que avalia o desempenho ambiental dos modelos atuais e premia veículos com o menor impacto.
E o grande vencedor de 2022 foi o Dacia Spring, o subcompacto do Grupo Renault que é produzido na China e equipado com um trem de força elétrico com 65 cv de potência e 11,5 kgfm alimentado por uma bateria de 26,8 kWh.
Galeria: Dacia Spring Extreme (2023)
O Dacia alcançou uma classificação geral de cinco estrelas e desbancou modelos como Tesla Model 3 e Cupra Born. Assim como outros veículos elétricos, o Spring obteve resultados máximos no Índice de Ar Limpo, mas também alcançou o maior resultado do Green NCAP no Índice de Gases de Efeito Estufa e um nunca antes visto 9,8 no Índice de Eficiência Energética.
Devido ao seu trem de força 100% elétrico e baixo peso, o carro urbano da Dacia recebeu a pontuação máxima em três dos quatro testes, com consumo de energia inferior ao limite de pontos máximos do Green NCAP. 89% da energia proveniente da rede elétrica está disponível na bateria, indicando um processo de carga e descarga eficiente. Os resultados dos testes provam que o Spring é um carro ecológico, não só devido à ausência de emissões locais de poluentes, mas também devido ao seu baixo consumo de energia.
O Dacia Spring recebeu uma pontuação geral de 9,9, seguido pelo Tesla Model 3 (9,8). O NIO eT7, o Renault Megane E-Tech e o Cupra Born chegaram perto, com pontuações gerais de 9,6.
O Audi Q4 e-Tron e o Hyundai IONIQ 5 também tiveram cinco estrelas. No entanto, foram os resultados de eficiência energética dos carros que fizeram a diferença crítica para a pontuação geral de um veículo. Em contraste com o Dacia Spring, esses carros não apresentaram valores de consumo baixos o suficiente neste Índice para receber os melhores resultados.
O órgão europeu elogiou o subcompacto do Grupo Renault:
"Com este excelente resultado, o supermini da Dacia estabelece um padrão para a indústria. A Dacia se propôs a criar um supermini que responda às necessidades do consumidor em seu design, mas também aos desafios de sustentabilidade do nosso planeta. O resultado é um veículo "verde e ecológico". Com este modelo, a empresa está à frente de muitos outros fabricantes em termos de impacto no meio ambiente" diz o Dr. Aleksandar Damyanov, Gerente Técnico do Green NCAP
Organização-mãe do Green NCAP, Euro NCAP, que classifica os veículos em seu desempenho de segurança, gostaria de ver a empresa assumir o mesmo compromisso de longo prazo com a segurança, ponto em que o Dacia Spring ainda precisa melhorar.
"Os resultados potencialmente poderiam ser ainda mais excelentes e oferecer aos consumidores uma escolha de compra ideal, oferecendo desempenho em sustentabilidade e segurança." diz o Dr. Aled Williams, Diretor de Programa do Euro NCAP
Renault Kwid E-Tech
Falando do Renault Kwid E-Tech, o 'irmão gêmeo' do Dacia Spring, já que ambos são produzidos na mesma linha de montagem e utilizam o mesmo trem de força, em nossa avaliação o modelo realmente apresentou um baixo consumo de energia: rodando 90% do tempo na cidade e com o modo ECO ativado na maior parte do tempo, o consumo ficou entre 10,5 e 12,0 kWh/100 km (9,5 e 8,3 km/kWh), que são números excelentes.
Fonte: Green NCAP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rival do BYD Song Plus, Neta L ganha bateria para 1.300 km de alcance
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Chevrolet Equinox EV tem alcance pelo Inmetro divulgado antes da estreia
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Zeekr 001 também teve alcance divulgado pelo Inmetro; chega em outubro
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Zeekr X tem autonomia divulgada no Brasil antes da estreia oficial