Quando a Tesla apresentou a sua Giga Press, explicou as vantagens desta técnica de construção para o mundo. Poupar tempo, dinheiro e materiais. Os outros fabricantes não podiam ficar indiferentes a este tipo de revolução e se adiantaram. Na China há discussão sobre o assunto, mas a Volvo está entre as primeiras a anunciar que está pronta a adotar estas máquinas gigantescas.
De fato, o fabricante escandinavo assinou um acordo de fornecimento de duas Giga Prensas - chamam-se Carats - com a empresa suíça Buhler. Buhler, com sede em Uzwil, uma pequena cidade no meio do caminho entre Zurique e o Lago Constança, está no negócio da fundição sob pressão há 90 anos e já trabalha com vários fabricantes de automóveis.
Graças a uma série de grandes investimentos da Alemanha, e mais precisamente da fundição Handtmann, conseguiu desenvolver enormes prensas. E foi neles que a Volvo demonstrou interesse, comprando dois deles.
Serão instalados na fábrica sueca em Torslanda e serão utilizados para a produção de carros elétricos da próxima geração. A Volvo, antes de decidir colaborar com a Buhler, disse que tinha mantido conversações com vários outros fabricantes, mas depois escolheu a empresa suíça, que revelou as suas mega máquinas em 2021, dois anos após a Idra italiana.
A mudança de ritmo é momentânea. No ano passado, Mikael Fermer, engenheiro das novas plataformas Volvo, disse à Automotive News Europe: "Esta é a maior mudança tecnológica desde que mudámos da madeira para o aço". A Volvo calculou que com a megacasting irá poupar 75 o tempo para montar os carrocerias. Isto porque, como em Tesla, será possível substituir 70 a 100 partes por uma peça.
Uma parte da carroçaria da nova Volvo eléctrica produzida por megacasting
A fábrica em Torslanda, onde será instalado o megacasting, será modernizada com um investimento de cerca de 900 milhões de dólares e tornar-se-á a fábrica onde serão produzidos os carros elétricos do futuro.
A nova maquinaria entrará em funcionamento em 2025, precisamente para iniciar a produção dos novos automóveis com emissões zero. A fábrica, onde a empresa produz atualmente o V90, XC90 e XC60, receberá também um novo departamento de baterias estruturais.
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