Publicado no EVANNEX em 08 de fevereiro de 2023, por Peter McGuthrie
Atualmente, os veículos elétricos representam apenas cerca de 6% das vendas de veículos novos nos EUA, mas uma enorme mudança industrial em direção a projetos de baterias sugere que o número pode disparar nos próximos anos. O domínio de mercado da Tesla fez com que outras montadoras fizessem grandes investimentos em baterias automotivas, e fica até difícil acompanhar os novos projetos de baterias para veículos elétricos que devem começar nos próximos anos.
Uma nova pesquisa do instituto Atlas Public Policy mostra mais de US$ 128 bilhões em investimentos anunciados nos EUA em veículos elétricos, fábricas de baterias e projetos de reciclagem de baterias nos últimos anos, conforme detalhado em um relatório da NPR. Somente em 2022, os dados mostram mais de US$ 73 bilhões em projetos planejados, representando três vezes mais financiamento do que em 2021.
Várias montadoras estão estreando projetos relacionados a veículos elétricos nos EUA, incluindo nomes tradicionais como Ford, GM e a potência alemã Volkswagen, para citar alguns exemplos. Esses projetos exigirão toneladas de baterias de veículos elétricos nos próximos anos, representando também um enorme mercado que as montadoras e os fornecedores estão ansiosos para saltar.
Atualmente, a Tesla tem giga fábricas nos EUA em Fremont, Califórnia, Sparks, Nevada e Austin, Texas, e a empresa pode anunciar uma nova fábrica norte-americana em breve. A montadora de veículos elétricos também tem uma fábrica de células fotovoltaicas em Buffalo, Nova York, e tem acordos de fornecimento de baterias com vários fabricantes, principalmente a Panasonic.
Atualmente, cerca de 90% da produção de baterias de veículos elétricos está baseada na China, e os líderes automotivos dos EUA têm emitido alertas sobre esse problema nos últimos dois anos. Em uma entrevista no ano passado, o ex-presidente da Volkswagen of America, Scott Keogh, enfatizou alguns outros benefícios de transferir a produção para os EUA.
"Isso nos ajuda com o custo de logística, nos ajuda com os custos de material", disse Keogh em janeiro passado na entrevista à NPR. "Será uma ajuda dramática, dramática e dramática ter a cadeia de suprimentos localizada, ter o carro aqui e, francamente, ter apenas espaços de produção suficientes."
Durante todo o ano passado, a fábrica da empresa em Chattanooga, Tennessee, adicionou uma linha de montagem elétrica de US$ 800 milhões, e a fábrica está recebendo suas baterias de uma nova fábrica de SKI na Geórgia com um preço de US$ 2,6 bilhões, de acordo com a NPR.
O analista da Atlas, Tom Taylor, diz que os novos projetos de usinas de baterias devem criar mais de 150.000 empregos diretos, embora as plantas levem tempo para entrar em funcionamento.
"Vimos anúncios (...) em todo o país, e não apenas anúncios, mas anúncios realmente grandes. Em alguns estados [estes são] alguns dos maiores, se não o maior, projeto de desenvolvimento econômico da história do estado", disse Taylor.
"É uma suposição razoável de que esse número vai continuar subindo."
Fonte: NPR
Fonte: EVANNEX
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Zeekr inicia produção de minivan elétrica antes da estreia oficial
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Stellantis pausa produção do Fiat 500e por baixa demanda