Oficialmente posicionado em setembro passado no lugar de Herbert Diess, o novo CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, deixou claro desde o início que queria adotar uma estratégia diferente para conduzir o grupo alemão à era do veículo elétrico.
As ideias do novo executivo chegaram até nós principalmente através de entrevistas ou após reuniões com acionistas. Mas logo o gigante alemão colocará seus próximos passos no papel.
De acordo com uma matéria publicada pelo Automotive News Europe, a Volkswagen está determinada a acelerar a próxima geração de carros elétricos e o desenvolvimento de seu software. Em termos concretos, a empresa pretende delinear um plano de investimento de cinco anos que cobrirá todas as marcas do Grupo.
Os planos serão revelados em detalhes no encontro de imprensa anual no dia 14 de março, e entre os tópicos mais importantes estará o carro-chefe Trinity. O projeto visionário em termos de condução autônoma e trem de força elétrico foi adiado várias vezes, também devido a problemas de plataforma de software.
Ao mesmo tempo, a Volkswagen ainda não esclareceu se irá dedicar uma nova fábrica em Wolfsburg para sua produção ou se as linhas de produção existentes em certas fábricas serão reequipadas.
Há, entretanto, muitos outros tópicos sobre a mesa, começando com os próximos modelos da Volkswagen. Entre eles, o lançamento do ID.7 nos próximos meses, antecipado por seu conceito mostrado na CES em Las Vegas, enquanto mais tarde será a vez do Golf elétrico e do Tiguan, que desempenharão um papel fundamental na evolução das vendas de veículos elétricos para a marca.
Com toda a probabilidade, ficará claro em 14 de março se a Volkswagen continuará ou não a corrida do hidrogênio. A este respeito, Thomas Schafer (o número um da marca) já declarou que é uma solução "não competitiva" em comparação com a energia elétrica, pelo menos no que diz respeito aos automóveis.
Finalmente, sabemos que a empresa está trabalhando em baterias novas, menos eficientes, mas mais baratas, para tentar manter os preços dos carros elétricos em níveis mais baixos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos