Lançado no Brasil em 2022, o Caoa Chery iCar é um modelo bem conhecido na China, seu país de origem, onde o subcompacto elétrico estreou em 2017. Mas agora, ele avança para novos mercados e chega à Europa, onde será vendido como DR 1.0, um modelo rebatizado e comercializado localmente pela empresa italiana DR.
Repetindo a concorrência que existe por aqui, o DR 1.0 tem vocação urbana e mede 3,2 metros, dimensões muito menores que as do rival direto Dacia Spring (vendido por aqui como Renault Kwid E-Tech), que possui 3,73 metros de para-choque a para-choque. O design é uma reminiscência do smart fortwo, especialmente na traseira praticamente vertical, balanços reduzidos ao mínimo e vistosas proteções de plástico preto.
Destacam-se depois as rodas de liga leve de 15", dimensão agora esquecida pela grande maioria dos fabricantes, com pneus 165/65.
O DR 1.0 oferece espaço para 4 pessoas e um bagageiro para 110 litros, que avança para 630 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Disponível apenas na versão completa, o carro elétrico urbano traz o sistema de informação e entretenimento de 9,7" compatível com Android Auto e Apple CarPlay, freio de estacionamento automático, carregamento sem fio de smartphones, ar-condicionado manual, abertura remota do porta-malas e controle de estabilidade, todos itens de série.
O powertrain é o mesmo do nosso iCar: um motor elétrico de 61 cv e 15,3 kgfm com tração traseira e alimentado por uma bateria de 31 kWh. A velocidade máxima é de 120 km/h e o 0-50 km/h fica em 5,0 segundos, enquanto os 100 km/h são alcançados em 17 segundos. A autonomia de acordo com o ciclo WLTP é de 210 km, que passa 294 no ciclo urbano.
Equipado com um carregador CCS Combo 2, o DR 1.0 pode ser recarregado até uma potência máxima de 40 kW, para um carga padrão (de 20 a 80%) em 35 minutos, enquanto através de um ponto de 6,6 kW, o tempo necessário sobe para quase 4 horas.
O sistema de freios é composto por 4 discos (ventilados à frente), enquanto no que diz respeito às suspensões o DR 1.0 está equipado na dianteira com o esquema Mac Pherson e na traseira com a configuração Multilink com barra estabilizadora anti-rolagem.
Os preços para o DR 1.0 começam a partir de 25.900 euros, mas graças aos incentivos, há um desconto de 3.000 euros e o preço cai para 22.900 euros (R$ 127.200). Você ainda pode entregar um modelo usado para descarte, o que dá um desconto de 2.000 euros, baixando o valor para 20.900. Além disso, a própria DR oferece 1.000 euros de bônus, o que resulta no preço final de 19.900 euros. (R$ 111.400).
É interessante notar que em uma conversão direta (que é apenas uma referência), o iCar tem um valor muito próximo do que é cobrado no Brasil (R$ 149.990). No entanto, quando aplicamos os incentivos e bônus, seu valor fica bem inferior, tornando o subcompacto relativamente acessível.
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