Volvo diz que o futuro é elétrico e não há espaço para o motor a combustão

O CEO Jim Rowan adverte: se você não acelerar com veículos zero emissão, não será competitivo

Fotos ao vivo do Volvo EX90 de 2024 do lançamento de Estocolmo Fotos ao vivo do Volvo EX90 de 2024 do lançamento de Estocolmo

A Volvo não tem dúvidas: quanto mais cedo mudarmos para a mobilidade elétrica, melhor. Isto foi dito por Jim Rowan, CEO da empresa, numa recente reunião com acionistas. O executivo disse que virar as costas para um futuro de emissão zero não faz sentido. E errado é continuar a desenvolver modelos com motores de combustão.

O fato é que tentar agradar a todos, continuando com uma estratégia 'multi energia', pode levar alguns fabricantes a reduzir o ritmo dos carros elétricos e, como resultado, perder competitividade com outras marcas que estão enfrentando a transição de forma mais decisiva.

Vários modelos a caminho

A fala de Rowan é consistente com a estratégia da Volvo, que de fato, mais do que outras, está avançando no sentido de se tornar um fabricante exclusivamente elétrico a partir de 2030.

Os planos da montadora sueca são ambiciosos. Dois SUVs elétricos a bateria chegarão este ano e, a partir de 2024, um novo veículo com emissões zero por ano será acrescentado à linha.

Os dois primeiros modelos são particularmente interessantes. Por um lado, haverá o EX90, um substituto elétrico para o famoso XC90, que se vai aposentar após mais de 20 anos de uma carreira honrosa. Por outro, um SUV compacto novinho em folha que permitirá à Volvo fazer a sua estreia num segmento de mercado inexplorado.

Volvo EX30, o rendido por Motor1.com

Antecipação do mercado

"Uma estratégia agressiva", disse Rowan, "permitirá à Volvo posicionar-se como uma referência entre os fabricantes de automóveis de luxo no campo elétrico" e permitirá captar partes da crescente procura deste tipo de veículo a nível mundial. De fato, de acordo com dados divulgados pela LMC Automotive, as vendas de veículos elétricos em 2022 aumentaram em 72% e a tendência não vai parar.

Plataforma elétrica da Volvo com bateria fornecida pela StoreDot

"Quando se enfrenta um período de transição como aquele que estamos vivendo", acrescentou o CEO da Volvo, "é que tem que se jogar". Se não investir antes que as novas oportunidades realmente surjam, então quando o mercado finalmente mudar, você não estará pronto. Não queremos que isso aconteça ao nosso fabricante de automóveis, por isso já começámos a investir fortemente para estar entre os primeiros da nova era".