Boas notícias para os fãs dos carros compactos da Fiat. O veterano Fiat Panda e o aposentado Fiat Punto serão revividos este ano como veículos totalmente elétricos no grande impulso da Stellantis em direção à eletrificação nos Estados Unidos e na Europa.
A apuração é da Autocar, que informa que o Fiat Panda, lançado em sua terceira geração em 2011, será transformado em um modelo um pouco maior que tomará a forma de um SUV do segmento B (compacto) no Velho Continente.
Construído sobre a mesma plataforma que o recentemente revelado Jeep Avenger, o próximo Fiat Panda eletrificado será construído ao lado de seu primo da marca Jeep na mesma fábrica da Stellantis na Polônia, uma vez que, segundo consta, eles compartilharão a plataforma eCMP usada em veículos como Opel Corsa-e, Peugeot e-208 e DS 3 Crossback E-Tense.
Quanto ao Punto, que foi descontinuado em 2018, afirma-se que será revitalizado como um modelo do segmento B, assim como o Panda, em um empurrão da Fiat para aumentar sua linha após anos de negligência da dona anterior, a FCA - Fiat Chrysler Automobiles, que a deixou com poucos modelos no mercado.
A fonte diz que Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis, anunciou os dois novos Fiats elétricos durante uma conferência e embora ele não tenha revelado a identidade dos modelos, reportagens anteriores sugerem que o Panda e o Punto serão os primeiros na fila a conseguir novas gerações, depois da linha 500.
A Stellantis planeja aumentar seu portfólio EV na Europa de 22 modelos atualmente para 30 este ano e 42 até o final de 2024, e - de acordo com uma entrevista com o CEO da Fiat, Oliver François - o fabricante italiano de automóveis fará um grande retorno no altamente competitivo segmento B.
"Haverá um grande retorno no segmento B e crossovers", disse François para a Autocar. "Vamos voltar aos segmentos mais relevantes". Agora só temos o Fiat 500X. Meu objetivo é ter três".
Além das variantes totalmente elétricas, os novos modelos Panda e Punto também podem estar disponíveis com motores de combustão interna, considerando todos os outros carros baseados na plataforma eCMP que suportam tanto os motores elétricos quanto os térmicos, incluindo o Jeep Avenger, posicionado abaixo do Renegade.
No pequeno Jeep, o sistema elétrico é composto por um único motor elétrico montado na dianteira que entrega 154 cv de potência 26,5 kgfm de torque, bem como um pacote de bateria de 54 kWh que oferece um alcance WLTP de até 400 quilômetros com uma única carga. Portanto, podemos esperar que os dois novos Fiats tenham uma configuração semelhante quando forem revelados no final deste ano.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat anuncia carro elétrico com cabo de carregamento embutido
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
Novo Fiat Grande Panda elétrico é lançado e terá preço agressivo
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Fiat 600e Abarth estreia como hot hatch elétrico com 240 cv de potência
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
BYD é procurada pela Itália, que não quer depender só da Stellantis