Desde que foi apresentado ao mundo, o Alfa Romeo Giulia foi sucesso de crítica tanto pela imprensa especializada quanto pelos seus felizardos donos, sobretudo na versão esportiva Quadrifoglio Verde e suas derivações. Mas agora a linhagem Giulia vai seguir um novo caminho: o da eletrificação, deixando de ser um sedã esportivo para se transformar em um SUV 100% elétrico, cuja potência pode chegar aos 1.000 cv.
Assim, o novo Alfa Romeo Giulia será um dos modelos dentro da nova estratégia da marca italiana, que passará a fazer apenas veículos elétricos a partir de 2027, abandonando totalmente os motores a combustão. Vale lembrar também que o novo Giulia será um dos primeiros carros do grupo Stellantis a ser feito com base na plataforma modular STLA Large, arquitetura já pensada para elétricos que fará sua estreia no Dodge Charger Daytona em 2024.
De acordo com o site britânico da Autocar, o novo Giulia vai manter tanto o sistema de direção quanto o de suspensão do Giulia atual, que é bastante elogiado por sua dinâmica, assim herdando componentes da plataforma Giorgio embora o novo carro será feito no futuro na moderna STLA Large. O Giulia atual sedã é feito com base na plataforma Giorgio, assim como o Stelvio e o atual híbrido plug-in Tonale. Essa base é datada de 2015 e foi lançada ainda na época da FCA sob a liderança de Sergio Marchionne.
Voltando a falar do Giulia SUV 100% elétrico, a publicação afirma que o novo modelo terá potência na casa dos 350 cv nas versões de entrada, podendo chegar a 800 cv em sua versão Veloce. Porém, a cereja do bolo será a versão esportiva Quadrifoglio Verde, essa com quase até 1.000 cv, assim podemos esperar por ao menos três motores elétricos. Atualmente, o sedã Giulia mais potente com V6 biturbo Ferrari entrega seus 510 cv.
Alfa Romeo Tonale
Além disso, o novo SUV eletrificado vai utilizar um moderno sistema elétrico de 800 volts, que poderá ser recarregado de 10% a 80% em apenas 18 minutos. O CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, adiantou ainda que a autonomia ficará em nada menos do que 700 km pelo ciclo WLTP. Esse alcance é para que os clientes donos de carros a combustão o vejam como um substituto real e não um modelo pior ou uma mudança forçada.
"Não queremos que você passe horas carregando seu carro”, revelou ainda o executivo. E acrescentou: "Vamos mudar para um modo de substituição real e concreto. Não quero que vocês [clientes/proprietários] sofram nada [por causa] da troca; eu quero que vocês amem isso".
O que podemos dizer é que a transição para ser uma marca 100% elétrica será bem rápida para a Alfa Romeo, já que seu primeiro modelo EV será lançado em 2024 e apenas três anos depois será uma fabricante exclusivamente de elétricos. E a mudança rápida para a eletrificação tem motivo: continuar existindo. Imparato fez questão de enfatizar a importância de um programa de eletrificação rápida para a Alfa. "Nós mudamos porque precisamos". Caso contrário, a Alfa Romeo estaria morta", disse.
Fonte: Autocar
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