Tradicional e prestigiada, a Alfa Romeo passará por uma forte transformação nos próximos anos sob o controle da Stellantis. A querida marca italiana agora tem como meta vender exclusivamente carros elétricos a partir de 2027, ainda que até o momento não tenha nenhum veículo eletrificado na linha. 

Um cenário que começará a mudar em 2022 com a estreia do Alfa Romeo Tonale, o primeiro veículo híbrido plug-in da marca e o último a ser construído sobre a plataforma Giorgio da FCA, criada em 2015 ainda sob a liderança de Sergio Marchionne.

Galeria: Alfa Romeo Tonale

O lançamento deveria ter ocorrido neste ano mas o CEO da empresa, Jean-Philippe Imparato, optou por adiar a estreia em alguns meses para tornar a variante híbrida recarregável melhor e mais competitiva. 

Atualmente, a Alfa Romeo comercializa apenas dois modelos, ambos sustentados pela base Giorgio: Giulia e Stelvio. Vale lembrar que essa plataforma não foi desenvolvida com foco na eletrificação e, portanto, deverá ser substituída nos próximos anos por uma das novas arquiteturas STLA da Stellantis, apresentadas recentemente.

Stellantis EV Dia 2021

O cronograma de veículos elétricos ainda não foi revelado, mas após a estreia do Tonale PHEV, a Alfa Romeo deve colocar no mercado ao menos dois novos veículos 100% elétricos, um deles o sedã elétrico que pode ressuscitar a sigla GTV para encarar rivais como o recém-lançado BMW i4 e o novo Mercedes-Benz EQE, um modelo posicionado abaixo do EQS que será revelado em setembro.

No entanto, o anúncio de que a Alfa Romeo se tornará uma marca 100% elétrica já em 2027 deve valer na prática para os mercados da China, Europa e Estados Unidos, como ocorre com outras marcas que já definiram uma data limite para a transição energética. Dessa forma, é provável que os modelos a combustão continuem a ser oferecidos em mercados 'periféricos' por mais algum tempo. 

Enquanto isso, a Lancia, a marca italiana que vende apenas o Lancia Ypsilon em seu país de origem, também se tornará totalmente elétrica até 2026. O plano é que seu tradicional compacto seja sucedido por um modelo 100% elétrico nos próximos anos. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram