A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou oficialmente um investimento de 165 milhões de euros (R$ 1,03 bilhão) em sua fábrica em Tychy, Polônia, para iniciar a produção de carros híbridos e totalmente elétricos no segundo semestre de 2022.

A fábrica que será modernizada produz atualmente os antigos Fiat 500 (versões a combustão) e Lancia Ypsilon. No futuro, a unidade irá montar modelos híbridos (provavelmente híbridos plug-in também), além de modelos elétricos da Jeep, Fiat e Alfa Romeo. 

Galeria: Fiat 500 elétrico - linha de produção na fábrica de Mirafiori

Acreditamos que seja uma ótima notícia para a fábrica e seus 2.500 funcionários, pois sem esse investimento a unidade correria o risco de ficar ociosa (o novo Fiat 500 elétrico está sendo produzido na Itália).

Também foi afirmado que três modelos (um de cada marca) serão produzidos no segmento de crossover compacto, mas os detalhes não foram divulgados.

Foi apurado que o plano ainda incluirá: 

  • um crossover compacto Alfa Romeo Tonale (também havia um plano para produzi-lo na Itália) ou um pequeno crossover posicionado abaixo do Alfa Romeo Tonale
  • um pequeno SUV da Jeep posicionado abaixo do Renegade

Galeria: Jeep Compass e Renegade 4xe - Produção na Itália