A fábrica da BMW em Leipzig está iniciando os preparativos para a produção do novo Mini Countryman. A produção está programada para começar no final do ano, mas ainda teremos que esperar para ver se o lançamento será em 2023 ou 2024. Enquanto isso, o BMW Group libera novas fotos do modelo, ainda camuflado.
Com o início da produção em Leipzig, um modelo Mini será construído inteiramente na Alemanha, pela primeira vez. A Mini já revelou em um comunicado de imprensa em 1 de fevereiro que a nova geração sairá da linha de produção em Leipzig a partir do final deste ano. Sabemos também que o modelo será oferecido tanto com motores de combustão quanto com propulsão 100% elétrica.
O atual Countryman ainda é construído na Holanda. Com a mudança para Leipzig, a planta saxônica é também a primeira onde BMWs e Minis serão "fabricados juntos", como a BMW informa. Isto aparentemente significa que os modelos serão produzidos na mesma linha de produção.
A fábrica de Leipzig também produz o BMW Série 1, Série 2 Gran Coupé e Série 2 Active Tourer. Todos estes veículos são baseados na plataforma UKL - presumivelmente isto também se aplica ao Countryman. Os modelos BMW X1 e BMW iX1, que também são baseados na UKL, e o X2, por outro lado, vêm da fábrica de Regensburg.
5.600 funcionários produzem cerca de 1.000 veículos por dia nas instalações de Leipzig sob a direção de Petra Peterhänsel, gerente da fábrica. A fábrica serve como um projeto piloto para que o Grupo BMW estabeleça uma produção com emissões particularmente baixas. Graças ao fornecimento de energia ecológica da fábrica, o primeiro Mini, que também é "Made in Germany", pode ser entregue aos clientes de uma maneira neutra em relação ao CO2.
A bateria deverá ser particularmente plana, o que permitirá ao novo Countryman elétrico oferecer mais espaço, segundo a BMW. As baterias também serão montadas em Leipzig. No entanto, é provável que sejam usadas células vindas da China. Para a produção de baterias, a BMW está expandindo sua produção de componentes eletrônicos em oito linhas de produção até 2024 e investindo mais de 800 milhões de euros.
Parte da energia necessária para a produção de automóveis é gerada por quatro turbinas eólicas de 190 metros de altura diretamente nas instalações da fábrica. Em 2021, 21,9 GWh de eletricidade foram gerados a partir da energia eólica. Isto corresponde ao consumo anual de eletricidade de mais de 5.000 residências de três pessoas. A eletricidade gerada pode ser armazenada temporariamente em até 700 baterias de modelos i3.
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
MINI Countryman SE ALL4: nova geração chega ao Brasil por R$ 294.990
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Primeiras impressões Mini Countryman SE ALL4: o iPhone dos carros
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Mini Countryman 2024 elétrico aparece em imagens teaser oficiais
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Teste Mini Countryman SE ALL4: Híbrido cheio de estilo