Kia EV9: novo SUV elétrico topo de linha ganha teaser da versão final
Será construído sobre a plataforma dedicada E-GMP e terá autonomia próxima dos 500 km
Figura de peso no calendário de lançamentos de modelos elétricos da Kia em 2023, a versão de produção do EV9 parece cada vez mais próxima de ser revelada. Prova disso são estas imagens, divulgadas pela própria marca como forma de antecipar detalhes e atiçar a curiosidade do público às vésperas da estreia. A apresentação oficial está programada para acontecer no final do mês, com vendas a partir do segundo semestre.
Antecipado pelo EV9 Concept em 2021 e flagrado constantemente em testes desde então, o SUV será posicionado como veículo topo de linha elétrico da Kia. Promete inaugurar nova linguagem de design para o portfólio EV da marca (batizada de Opposites United) e inspirar todos os próximos lançamentos. Destaque para a linhas quadradas, fiéis ao conceito, e faróis verticalizados equipados com tecnologia Matrix de iluminação.
Galeria: Kia EV9 - Teasers
Segundo a Kia, o EV9 foi desenvolvido ao longo de um período de 44 meses com o objetivo de estabelecer novos padrões de design, desempenho, alcance, dinâmica de condução, tecnologia e conforto. A maior parte dos trabalhos foi tocada no centro global de P&D da empresa, sediado em Namyang, na Coreia do Sul. Lá, protótipos foram levados ao limite da resistência durante as provas.
Na fase final por exemplo, o SUV foi submetido a um programa de verificação exaustivo do sistema de tração nas quatro rodas em trechos de aclive e declive, bem como avaliações em trechos alagados. Os engenheiros testaram ainda aspectos como velocidade, manobrabilidade e baixa aderência para avaliar desempenho e estabilidade. Tudo para garantir máxima confiabilidade mesmo nas condições mais difíceis.
Construído sobre a plataforma dedicada E-GMP do Hyundai Motor Group, EV9 terá arquitetura elétrica de 800 volts, tração integral bimotor e cerca de 483 quilômetros de autonomia. Nas versões mais caras, segundo estimativas, terá 400 cv de potência e precisará de apenas 5,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade