A Kia anunciou, durante o Kia CEO Investor Day 2021, o roteiro para a sua transformação em uma empresa de soluções de eletrificação e mobilidade. A montadora coreana atualizou seu 'Plano S', que consiste em três pilares principais: transição para carros elétricos, negócios de veículos específicos (PBV) e vários serviços de mobilidade.

"A 'transformação Kia' leva a empresa a um portfólio de negócios mais amplo para redefinir todo o ecossistema de mobilidade, começando com a transição do motor de combustão interna (ICE) para a eletrificação."

Galeria: Kia - teasers de carros elétricos

O plano geral dos veículos elétricos a bateria, que é a parte mais importante para nós, prevê 11 carros totalmente elétricos no mercado até o final de 2026. Vale destacar que sete desses novos veículos elétricos serão modelos dedicados, ou seja, baseados na plataforma E-GMP do Hyundai Motor Group.

  • Elétricos dedicados baseados na E-GMP: 7
  • outros elétricos (baseados em modelos a combustão): 4
  • Total de elétricos: 11
    incluindo: 1 lançamento em 2020, 1 em 2021, 1 em 2022, 3 em 2023, 2 em 2024 e 3 no período 2025-2026
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Como podemos ver, mais da metade (6 de 11) deve estar no segmento de crossover/SUV (Hyundai/Kia os descreve como RV - veículos recreativos):

A Kia gostaria de se tornar uma das principais fabricantes de carros totalmente elétricos no futuro, embora o volume planejado não seja tão alto para atingir as primeiras posições:

  • 2021: cerca de 104.000 BEVs (cerca de 5,5% do volume total esperado)
  • 2022: cerca de 162.000 BEVs
  • 2026: cerca de 579.000 BEVs
  • 2030: cerca de 877.000 BEVs

No total, as vendas dos carros "ecológicos" serão de 1,6 milhão por ano até 2030, enquanto os eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) responderão por 1 milhão.

"Em 2030, veículos ecológicos, como VEs, HEVs e PHEVs representarão 40 por cento de todas as vendas da Kia, com uma meta de vendas anual de 1,6 milhões de unidades. Como parte disso, a Kia pretende aumentar as vendas de VEs para 880.000 unidades em 2030 e se tornar um dos principais vendedores globais."

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Outro grande objetivo é aumentar a lucratividade, principalmente para carros elétricos (para se equiparar com os carros à combustão). A chave nessa questão é a plataforma E-GMP.

"Com o aumento da lucratividade para novos modelos EV, a Kia fez ajustes para cima em suas metas de margem de lucro operacional a partir dos números inicialmente anunciados no ano passado. A Kia agora tem como meta 5,4% de margem de lucro operacional em 2021 e 7,9% de margem de lucro operacional em 2025."

"Espera-se que a Kia entre em um novo nível de lucratividade de EV com o lançamento do Kia CV no final deste ano. A empresa espera alcançar lucratividade no nível dos modelos a combustão existentes em 2025. A empresa também prevê que a melhoria do custo de produção de elétricos será continuamente fortalecida por meio de economias de escala devido à expansão do volume de VE e à redução do custo do material por meio de investimentos em P&D."

Veículo de uso específico (PBV)

O primeiro veículo especialmente construído (PBV) a ser revelado e lançado em 2022 (modelos futuros a seguir "de acordo com as necessidades do mercado"). O plano é oferecer uma variedade de veículos especializados com base em suas plataformas de skate dedicadas ao PBV.

"A Kia planeja expandir ainda mais seus negócios de PBV por meio da inovação aberta, cooperando com outras empresas para desenvolver plataformas de micro / grandes placas para os setores de entrega não tripulada e e-commerce. A empresa também avançará suas próprias plataformas e tecnologias de pequenas placas altamente escaláveis ​​desde a empresa espera que a demanda do mercado por esses serviços aumente globalmente. "

Serviços de mobilidade

A Kia está desenvolvendo várias soluções de mobilidade, de compartilhamento geral de carros, uso de carros, até serviços de compartilhamento de carros baseados em assinatura de empresa para governo e empresa para empresa.

"No segmento business-to-government e business-to-business, a Kia lançará um serviço baseado em EV que combina assinatura e compartilhamento de carros. Sob este novo conceito de serviço de mobilidade, os veículos serão usados ​​para negócios durante a semana e alugados por indivíduos nos finais de semana."