Redwood Materials encerra o seu programa piloto de reciclagem de baterias após um ano com sucesso. No sentido de que não está abandonando o barco, mas sim se preparando para a próxima etapa.
De fato, a empresa, fruto da criação do antigo fundador da Tesla, JB Straubel, conseguiu recuperar mais de 95% dos materiais das baterias usadas e está pronta para funcionar em escala maior. Mas voltando aos resultados divulgados hoje. Tudo começou no início de 2022, quando a Redwood Materials começou a recolher células no final da vida da Ford e da Volvo para tentar reciclá-las de forma eficaz.
A empresa Straubel, com sede no Nevada, não muito longe da Tesla Gigafactory, bem como trabalhando com a empresa que ajudou a criar (e mais precisamente com a Panasonic, que dirige a Nevada Gigafactory diretamente em parceria com Elon Musk), também trabalha com o Grupo Volkswagen e a Toyota, e angariou quase 3 bilhões de dólares desde 2020 para expandir o seu negócio.
Graças ao apoio dos vários fabricantes, a empresa recolheu 1.268 pacotes de baterias de 19 modelos elétricos ou híbridos diferentes. Um grande desafio, uma vez que cada um deles tinha características técnicas e de construção diferentes. A forma das células e a química também mudaram, com 82 íons de lítio e 18 níquel-hidreto metálico (dos híbridos Toyota). No total, as baterias recolhidas pesavam mais de 225.000 kg e eram 95% recicladas.
Ao longo do tempo, a Redwood Materials está a crescer e, com a expansão, está também diversificando os seus negócios. Faz isto principalmente em duas frentes. A da reciclagem de baterias, tentando recuperar matérias-primas valiosas também de acumuladores que provêm de dispositivos eletrônicos, bem como de automóveis, e também de painéis fotovoltaicos. A da produção de material catódicos a partir de materiais recuperados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
WEG anuncia R$ 1,8 bi para produzir baterias de veículos elétricos no Brasil