Novo SUV elétrico da Ford com plataforma Volkswagen aparece novamente
Novidade usará plataforma MEB da marca alemã, vista no ID.4, mas terá visual mais robusto
Previsto para estrear em 21 de Março, o novo SUV elétrico compacto da Ford teve mais alguns detalhes revelados. O teaser oficial não vem diretamente da montadora, mas sim de Martin Sander, chefe da equipe que está desenvolvendo a novidade na Europa. Tal como nos teasers anteriores, não conseguimos ver muito do carro.
É apenas o suficiente para deixar claro que a novidade da Ford deverá trazer um visual distinto, mais quadrado e robusto do que o do Volkswagen ID.4, modelo com o qual compartilhará a plataforma MEB. Trata-se da arquitetura dedicada a carros elétricos da marca alemã.
A grade fechada que aparece na imagem ostenta o oval azul da Ford com uma proporção relativamente grande e "destacado pelo branco brilhante para uma nova geração de veículos elétricos, de acordo com Sander. Por baixo da placa, encontra-se uma ampla entrada de ar com um sensor de radar no centro para os sistemas de assistência à condução. Os teasers anteriores revelaram rodas aerodinâmicas e revestimento de plástico da carroçaria. O resultado é um visual mais robusto e semelhante aos produtos da Ford vendidos nos Estados Unidos.
Embora o teaser mais recente se concentre no que a empresa chama de "Crossover de tamanho médio", à direita dele está outro veículo elétrico também. As chances são de que seja uma opção mais esportiva, servindo como o equivalente da Ford ao VW ID.5. Ambos serão montados na fábrica da Ford em Colônia, na Alemanha, e ficarão abaixo do atual Mach-E. Um terceiro crossover elétrico será uma opção movida por baterias do Ford Puma, previsto para ter a produção iniciada em 2024 na fábrica de Craiova, na Romênia.
Galeria: Flagra: novo SUV elétrico da Ford com base de Volkswagen
Embora a dupla de SUVs elétricos da Ford use a plataforma MEB, esperamos que o estilo seja totalmente diferente por dentro e por fora na comparação com os equivalentes da Volkswagen. Será interessante ver se a Ford irá utilizar o seu próprio sistema multimídia SYNC4 ou adaptar o da VW. Vale lembrar que a nova geração da Volkswagen Amarok tem a mesma base da Ford Ranger e usa o SYNC4, mas não está claro se a estratégia será mantida.
Galeria: Flagra: novo SUV elétrico da Ford com base de Volkswagen
Fonte: Martin Sander / Twitter
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Ford Mustang Mach-E GT é o elétrico com menor desvalorização em 2024
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas