Previsto para estrear em 21 de Março, o novo SUV elétrico compacto da Ford teve mais alguns detalhes revelados. O teaser oficial não vem diretamente da montadora, mas sim de Martin Sander, chefe da equipe que está desenvolvendo a novidade na Europa. Tal como nos teasers anteriores, não conseguimos ver muito do carro.
É apenas o suficiente para deixar claro que a novidade da Ford deverá trazer um visual distinto, mais quadrado e robusto do que o do Volkswagen ID.4, modelo com o qual compartilhará a plataforma MEB. Trata-se da arquitetura dedicada a carros elétricos da marca alemã.
A grade fechada que aparece na imagem ostenta o oval azul da Ford com uma proporção relativamente grande e "destacado pelo branco brilhante para uma nova geração de veículos elétricos, de acordo com Sander. Por baixo da placa, encontra-se uma ampla entrada de ar com um sensor de radar no centro para os sistemas de assistência à condução. Os teasers anteriores revelaram rodas aerodinâmicas e revestimento de plástico da carroçaria. O resultado é um visual mais robusto e semelhante aos produtos da Ford vendidos nos Estados Unidos.
Embora o teaser mais recente se concentre no que a empresa chama de "Crossover de tamanho médio", à direita dele está outro veículo elétrico também. As chances são de que seja uma opção mais esportiva, servindo como o equivalente da Ford ao VW ID.5. Ambos serão montados na fábrica da Ford em Colônia, na Alemanha, e ficarão abaixo do atual Mach-E. Um terceiro crossover elétrico será uma opção movida por baterias do Ford Puma, previsto para ter a produção iniciada em 2024 na fábrica de Craiova, na Romênia.
Embora a dupla de SUVs elétricos da Ford use a plataforma MEB, esperamos que o estilo seja totalmente diferente por dentro e por fora na comparação com os equivalentes da Volkswagen. Será interessante ver se a Ford irá utilizar o seu próprio sistema multimídia SYNC4 ou adaptar o da VW. Vale lembrar que a nova geração da Volkswagen Amarok tem a mesma base da Ford Ranger e usa o SYNC4, mas não está claro se a estratégia será mantida.
Fonte: Martin Sander / Twitter
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos