A Volkswagen iniciou a produção em série do novo Volkswagen ID.5. O SUV cupê elétrico baseado no ID.4 é o sexto modelo elétrico do Grupo VW a sair da linha de montagem da fábrica alemã de Zwickau.  

Em comunicado oficial, a Volkswagen anuncia o início oficial da montagem das variantes ID.5 e ID.5 GTX na fábrica que iniciou o processo de conversão para a mobilidade elétrica em 2018 e agora produz exclusivamente veículos elétricos. Trata-se da maior instalação automotiva do mundo que migrou toda a sua produção de carros com motores a combustão para veículos elétricos. 

Volkswagen ID.5 - produção em série (9)
Volkswagen ID.5 - produção em série (7)
Volkswagen ID.5 - produção em série (6)

São seis modelos marcas Volkswagen, Audi e CUPRA que agora serão fabricados em Zwickau com base na plataforma modular elétrica (MEB). Ainda em 2022, as plantas em Emden (ID.4), Hanover (ID. Buzz) e Chattanooga (EUA, ID.4) serão adicionados à rede de produção de veículos elétricos este ano. Dessa forma, a Volkswagen estará preparada para produzir 1,2 milhão de veículos totalmente elétricos na base MEB em suas instalações na Europa, EUA e China até o fim do ano.

Dr. Christian Vollmer, Membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen responsável pela Produção: "A Volkswagen continuará aumentando o ritmo de mobilidade eletrônica em 2022 com sua estratégia ACCELERATE e a expansão do portfólio de modelos. A fábrica de Zwickau abriu caminho para o Grupo fazer isso com seis ramp-ups de três marcas em apenas 26 meses. O conhecimento e a experiência adquiridos nos ajudarão a continuar eletrificar nossa rede de produção de forma rápida e eficiente."

A fábrica que tem emissões neutras em toda a sua operação atualmente produz os modelos Volkswagen ID.3, ID.4 e ID.5 mais o Audi Q4 e-tron, Q4 e-tron Sportback e CUPRA Born, tem capacidade corresponde a uma produção anual de mais de 300.000 veículos, o que torna a unidade de Zwickau atualmente a mais eficiente fábrica de veículos elétricos na Europa.

Volkswagen ID.5 GTX
2022 Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX

A Volkswagen pretende ser neutra em carbono líquido até 2050, no máximo. O objetivo provisório é cortar CO2 emissões por veículo em 40% na Europa até 2030 (base: 2018). A produção, incluindo cadeias de suprimentos, e a operação de carros elétricos devem ser feitas de carbono neutro.

Até 2030, pelo menos 70% de todas as vendas de unidades da Volkswagen na Europa serão de veículos totalmente elétricos – ou seja, substancialmente mais de um milhão de veículos. Na América do Norte e na China, a participação dos veículos elétricos nas vendas deve chegar a pelo menos 50%.

Fonte: Volkswagen