A Porsche anunciou oficialmente a versão elétrica do Cayenne. O grande SUV elétrico será lançado após o Macan elétrico a partir de 2024 e a versão elétrica do 718 Boxster / Cayman, que será lançada em meados da década.
O anúncio pode ser encontrado no comunicado de imprensa sobre os resultados financeiros do ano passado. O Cayenne elétrico é referido como a quarta geração de Cayenne:
"O Macan totalmente elétrico está na reta final e chegará aos clientes em 2024. O 718 totalmente elétrico está previsto para meados da década. A médio prazo, será então exclusivamente totalmente elétrico. Ele será seguido pelo Cayenne totalmente elétrico. Com esta quarta geração do Cayenne, a Porsche está ressaltando sua ambição de entregar mais de 80% dos novos veículos totalmente elétricos até 2030".
A fabricante também confirmou um SUV ainda maior, que será posicionado acima do Cayenne e baseado na plataforma SSP desenvolvida pela Porsche. Eles planejam expandir o "portfólio de produtos para cima com um SUV totalmente elétrico - posicionado esportivamente acima do Cayenne". O novo modelo deve oferecer uma "linha típica da Porsche", forte desempenho, funções de condução automatizadas e "uma experiência interior completamente nova". O carro destina-se principalmente para os mercados da China e EUA.
Com o Taycan lançado em 2019 e os próximos modelos elétricos Macan, 718, Cayenne e o SUV elétrico grande, mais de 80% das vendas da Porsche devem ser contabilizadas por carros elétricos a partir de 2030. Um 911 puramente elétrico não é esperado para esta década, mas haverá uma versão híbrida.
Para o ano de 2022, a Porsche registrou quatro novos recordes. As vendas do grupo totalizaram 37,6 bilhões de euros e o lucro foi de 6,8 bilhões de euros. O fluxo de caixa líquido aumentou de 3,7 para 3,9 bilhões de euros.
Por último, mas não menos importante, as entregas também atingiram um recorde histórico: apesar da guerra na Ucrânia, da pandemia de Covid-19 e das interrupções nas cadeias de suprimentos globais, a Porsche conseguiu entregar 309.884 veículos a clientes em todo o mundo – 2,6% a mais do que em 2021, quando 301.915 veículos foram entregues. A Porsche citou "melhor posicionamento de preços", um forte mix de produtos, aumento das vendas unitárias do Grupo, efeitos cambiais e "alta disciplina de custos" como razões para esse sucesso.
Embora a Porsche também esteja se concentrando em carros elétricos, a montadora está mantendo suas esperanças em combustíveis sintéticos. Por exemplo, a Porsche e seus parceiros construíram uma planta piloto de eFuels no Chile em 2022. A produção está em execução desde dezembro. Isso "provou que os eFuels podem ser produzidos em escala industrial", diz o CEO Oliver Blume.
Fonte: Porsche
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