O Porsche Cayenne é o veículo mais popular da Porsche. Com um total de 95.604 unidades entregues até 2022, o grande SUV de luxo já se prepara para receber uma versão atualizada, que tem estreia mundial agendada para abril. O atual existe desde 2017, mas em vez de mudar para a próxima geração, receberá um facelift abrangente e permanecerá à venda por muitos anos.

Enquanto isso, também há rumores de que os técnicos de Zuffenhausen estejam trabalhando em uma versão totalmente elétrica programada para ser lançada em 2026. Além do nome, o SUV elétrico não terá muito mais em comum com o modelo de hoje, já que será montado em uma plataforma diferente. O site Autocar apurou que a Porsche está planejando um Cayenne EV na mesma arquitetura Premium Platform Electric (PPE), que servirá para o novo Macan totalmente elétrico. A arquitetura está sendo desenvolvida em parceria com a Audi, que a utilizará inicialmente nos modelos Q6 E-Tron e A6 E-Tron.

Se a data de lançamento em 2026 for precisa, isso significa que o Cayenne EV (nome não oficial) será lançado após o Macan EV, mas antes de um SUV elétrico de três fileiras de assentos que já foi oficialmente anunciado. Espere muita potência, considerando que o SUV elétrico menor será oferecido com até 603 cavalos de potência (450 kW) e mais de 1.000 Nm de torque para a versão principal. Também pode receber uma bateria maior do que o pacote de 100 kWh destinado ao Macan de emissão zero.

Cortesia do sistema elétrico de 800V, o Porsche Cayenne sem motor de combustão suportará uma carga rápida a mais de 270 kW. O alcance não é conhecido por enquanto, mas uma suposição nos diz que os engenheiros estão visando pelo menos 482 km no ciclo EPA para competir com o Mercedes EQS SUV. A roda traseira direcional provavelmente está nos planos, assim como no Macan EV, juntamente com um bloqueio do diferencial do eixo traseiro ativado eletronicamente.

A exemplo do Macan e Macan EV, o Cayenne de motor a combustão será vendido junto com o modelo elétrico por vários anos, antes da Porsche aposentar os motores de combustão. Este não será o caso da linha 718, pois o Boxster e o Spyder serão exclusivamente elétricos quando a próxima geração chegar em 2025.