Um protótipo do Porsche 718 Boxster EV foi visto em uma estação de recarga Ionity na Europa, oferecendo uma prévia do que o próximo carro esportivo totalmente elétrico alemão será capaz em termos de potência de carregamento.

As fotos, inseridas abaixo, foram originalmente capturadas pelo usuário do Twitter @nextmove_de e posteriormente compartilhadas por @electricfelix em sua conta. Elas mostram um protótipo de desenvolvimento camuflado e sujo recarregando através de sua porta traseira a uma taxa de 177 kWh com o estado de carga da bateria (SoC) a 53%.

É interessante notar que embora esta seja uma taxa de carregamento acima da média, está muito longe do objetivo da Porsche de mais de 270 kW com a arquitetura Premium Platform Electric (PPE) atualmente em desenvolvimento que serve como base tanto para o Boxster totalmente elétrico quanto para o próximo Macan EV.

 

A PPE utilizará um sistema de bateria de 800 volts que poderá recuperar o estado de carga de 5% a 80% em 25 minutos, pelo menos com a bateria com 100 kWh de capacidade bruta do Macan. A Porsche tem sido muito reservada sobre a próxima dupla 718 Boxster e Cayman EV, portanto só podemos especular o que a próxima geração de carros esportivos da marca alemã irá apresentar.

A julgar pelo que sabemos do próximo Macan EV, podemos fazer algumas suposições e dizer que o Boxster EV pode vir de série com um único motor elétrico montado na traseira, enquanto um motor duplo, de tração nas quatro rodas (AWD) pode estar disponível com opcional, o que tornaria o novo Boxster elétrico o primeiro a apresentar tração nas quatro rodas AWD na história do modelo.

Galeria: Porsche 718 EV - testes de inverno

Atualmente, a Porsche tem um protótipo totalmente elétrico denominado GT4 e-Performance que é muito provavelmente um banco de ensaio para a tecnologia que será usada nos próximos EVs Boxster/Macan. Com uma potência máxima de 1.088 cavalos, tração nas quatro rodas e uma bateria de 82 kWh, é certamente um belo veículo de exposição, mas é improvável que a versão de produção em série tenha tanta potência porque seria mais do que outros modelos Porsche, mais caros, oferecem.

O preço inicial para o Porsche 718 Boxster EV 2025 deve ser de cerca de US$ 80.000, o que o tornaria cerca de US$ 15.000 mais caro do que o Boxster de entrada disponível atualmente com um motor de combustão interna.