A Volvo apresentou seu maior e mais luxuoso veículo elétrico em novembro do ano passado. É o EX90, SUV que já está confirmado para o mercado brasileiro como parte da estratégia da empresa em oferecer mais produtos 100% elétricos em nosso mercado. Agora, a empresa confirmou mais informações para o nosso país.
A principal delas é que a Volvo já trabalha com uma expectativa para o início das vendas do novo EX90 no Brasil. A pré-venda deve ter início ainda em 2023, mas a chegada das primeiras unidades deve ficar apenas para o começo do ano que vem. A marca também ainda não divulgou valores para o seu novo SUV.
O EX90 foi introduzido como um substituto direto e 100% elétrico para o XC90. Ele mantém muitas características do antecessor e ao mesmo tempo apresenta uma nova abordagem em termos de tecnologia e design. Visualmente, ele ainda se conecta com o seu antecessor, principalmente quando visto de lado. Na dianteira, a Volvo optou por uma grade completamente lisa, sem contornos, seguindo a escola minimalista da marca sueca. No entanto, os faróis parecem bastante modernos e se destacam no visual 'clean'.
Na traseira, o EX90 se revela um autêntico Volvo, mantendo a tradicional assinatura de luzes, mas agora as lanternas verticais não estão mais conectadas à parte inferior, marcando uma mudança em relação aos modelos mais recentes da marca.
Recentemente, foram divulgadas as imagens do quadro de instrumentos minimalista, e agora é possível conhecer o interior em sua totalidade, que se mostra mais como uma evolução do que uma revolução em comparação com os modelos anteriores da marca.
A tela do sistema de informação e entretenimento é um dos destaques: tem 14,5", concentra todas as funções do veículo e está habilitada para a rede 5G. Em termos de som, o EX90 é o primeiro veículo da marca disponível com o Dolby Atmos, que será entregue por um sistema de áudio Bowers & Wilkins com 25 alto-falantes.
A Volvo ainda não revelou todos os detalhes, mas pelo menos na versão apresentada no lançamento, o EX90 está equipado com um conjunto elétrico de tração integral, graças aos dois motores elétricos de imã permanente (um em cada eixo), que entregam um total de 380 kW (517 cv) de potência 92,8 kgfm de torque máximo combinado.
O SUV elétrico está equipado com uma bateria grande: tem 111 kWh e garante um alcance de 600 km com uma carga pelo padrão WLTP, a maior autonomia entre todos os carros elétricos da Volto até hoje. Ainda não há um número oficial para a medição de autonomia para o mercado brasileiro pelo ciclo NBR nacional.
Outro ponto do Volvo EX90 é a segurança: ele promete ser o carro mais seguro já produzido pela marca sueca e para isso trouxe câmeras, radares e sensores de última geração, incluindo o LIDAR. A marca sueca anuncia se tratar do seu primeiro modelo pronto para condução não supervisionada no futuro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo EX90 está "tecnicamente pronto" para direção autônoma; entenda
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volvo EX90, que estará à venda no Brasil em 2025, tem início de produção
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo EX90: Topo de linha elétrico que virá ao Brasil terá atraso de 6 meses
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Volvo também anuncia mudança para o padrão de carregamento da Tesla