Gigafábrica de carros elétricos no Brasil terá parceria da ABB
Acordo com a Bravo Motor prevê desenvolvimento de tecnologia para a produção de carros elétricos e baterias em Minas Gerais
Anunciado no ano passado, o projeto para a fábrica de carros elétricos e baterias da Bravo Motor Company no Brasil teve uma nova parceria anunciada. O acordo com a ABB prevê o desenvolvimento de projetos de robótica e eletrificação para a linha de produção e infraestrutura de carregamento.
Estamos falando do projeto chamado Colossus Cluster, localizado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com investimentos estimados em R$ 25 bilhões em 10 anos, o complexo irá produzir veículos elétricos, baterias e demais componentes para a mobilidade elétrica, atendendo ao mercado interno e exportação - o início da produção piloto está previsto para 2024.
Nesse projeto pioneiro para o estado de Minas Gerais e para o Brasil, a ABB participará com suas divisões de Robótica e Eletrificação:
“Essa aliança permite à ABB fazer parte do primeiro projeto Giga Factory da América Latina baseado em digitalização, que engloba otimização da produção, gestão integrada e sustentabilidade.
Além disso, a liderança da ABB em tecnologias digitais para a indústria será, sem dúvida, uma das contribuições que permitirão uma solução de ponta no projeto Colossus Cluster. Essa associação possibilita a promoção da inovação, práticas de sustentabilidade e iniciativas ESG no Brasil”, diz Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company.
A ABB, por meio da ABB E-mobility, é líder global em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos. Recentemente, a divisão de mobilidade elétrica anunciou o marco de 1 milhão de carregadores para veículos elétricos produzidos, número que coloca a empresa em posição de destaque na transição energética.
“A parceria com a Bravo Motor Company no projeto Colossus Cluster reforça o compromisso da ABB com o Brasil. Como líderes em infraestrutura para veículos elétricos, estamos acompanhando a evolução da eletro-mobilidade no país, que possui um mercado em pleno crescimento.
A chegada de mais opções de marcas e modelos de veículos elétricos estão ajudando a impulsionar o setor. Além disso, muitas empresas possuem políticas sérias de ESG, e a eletromobilidade é coadjuvante neste tema. As projeções são as melhores, uma vez que o mercado brasileiro é muito diversificado”, afirma Wilson Morais, diretor de produtos e soluções da divisão ELEM da ABB.
No caso específico da gigafábrica em Minas Gerais, a divisão de Robótica da ABB terá um papel importante como fornecedor de robótica e automação de máquinas. A empresa oferece um portfólio que abrange robôs, robôs móveis autônomos (AMR) e soluções de automação de máquinas.
Segundo relatado, a fábrica mineira tem planos para produzir 22.790 veículos elétricos por ano a partir de 2024, com ampliação da capacidade até 2029, quando o projeto estará concluído, o que permitirá criar 14.000 empregos diretos e indiretos. Além disso, no mesmo complexo serão produzidos 43.750 kits da baterias EV por ano.
Fonte: ABB
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
Eletrificados avançam 20% na 1ª quinzena no Brasil: veja os mais vendidos
BYD mantém cronograma para iniciar produção em Camaçari em 2025