A ABB E-mobility celebra o importante marco de 1 milhão de carregadores de veículos elétricos vendidos globalmente, somando pontos de carregamento AC e carregadores rápidos DC.

A empresa suíça está presente em 85 mercados e oferece vários equipamentos de carregamento de veículos elétricos, desde pontos básicos de carregamento AC (geralmente 7 kW), até pontos de carregamento trifásico (geralmente até cerca de 22 kW) e carregadores rápidos DC (desde 2010), que podem chegar a 360 kW na versão top de linha Terra 360. 

O número total de carregadores rápidos DC vendidos cumulativamente pela ABB excede 30.000 unidades, de acordo com relatórios anteriores, o que indica que os pontos AC devem agora no patamar de 970.000 unidades ou mais.

Fábrica de equipamentos de carregamento da ABB
Infraestrutura de carregamento da ABB

A ABB anunciou recentemente a construção de uma nova fábrica de carregadores rápidos DC na Carolina do Sul (EUA), com uma produção programada de até 10.000 carregadores por ano.

Enquanto isso, a nova fábrica de US$ 30 milhões em Valdarno, Itália, permitiu à empresa dobrar a capacidade de produção da empresa nos últimos dois anos. A ABB diz que com sete linhas de produção, o local pode produzir um carregador rápido DC a cada 20 minutos. 

Na China, a empresa expande seus negócios através da Chargedot, uma infraestrutura de recarga local fornecida, que foi adquirida em 2020.

Falando sobre o anúncio, o CEO da ABB E-mobility, Frank Mühlon, disse:

"Gostaria de agradecer a nossos clientes em todo o mundo por sua colaboração contínua para atingir este marco de um milhão de carregadores". Anseio pelos milhões que ainda estão por vir, e pelo mundo mais limpo e verde que eles ajudarão a criar".

As redes de recarga para veículos elétricos estão se expandindo mais rápido do que nunca, já que o próprio mercado de carros elétricos está crescendo de forma consistente.

É por isso que não só a ABB, mas também outros fabricantes estão construindo novas fábricas e se preparando para a eletrificação em massa do transporte. Espera-se que continue a ser dividida entre carga CA (aplicações domésticas e de trabalho) e carga CC (na rota ou nas frotas), mas continua evoluindo, incluindo maior potência e tensão, novos padrões, implementação de auto-carga/plug-and-load e outras facilidades.