Os emplacamentos de carros de passageiros na França aumentaram em mais de 9% em fevereiro na comparação com o ano anterior, para 126.237, embora as vendas ainda sejam muito menores do que nos anos anteriores (172.438 em fevereiro de 2019).

Enquanto isso, as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in superaram em muito o mercado geral e ganharam participação de mercado.

Dacia Spring Extreme (2023)

De acordo com a L'Avere-France, no mês passado, cerca de 31.820 novos veículos eletrificados (elétricos + híbridos plug-in) foram emplacados na França (um aumento de 31,5% em relação ao ano anterior), incluindo 30.088 carros eletrificados de passageiros (aumento de 30%), o que representou 23,8% do mercado (contra 20,1% há um ano).

É satisfatório ver o quão forte é o segmento de carros totalmente elétricos. O número de emplacamentos BEV de passageiros aumentou quase 46% em relação ao ano anterior, para 19.595 unidades, respondendo por 15,5% do mercado. Os híbridos plug-in (PHEV) também subiram, mas em menor grau - em oito por cento (10.493 carros).

Tesla Model Y 2021

Novos registos de veículos plug-in:

  • BEVs de passageiros: 19.595 (aumento de 46%) com 15,5% de participação de mercado
  • PHEVs de passageiros: 10.493 (aumento de 8%) com 8,3% de participação de mercado
  • BEVs comerciais leves: 1.695 (aumento de 72%) com 6,4% de participação de mercado
  • PHEVs comerciais leves: 37 (queda de 47%)
  • Total de plug-ins: 31.820 (aumento de 31,5%)

Até agora, no acumulado do ano, cerca de 58.823 novos veículos eletrificados foram vendidos na França (um aumento de 36% em relação ao ano anterior), incluindo mais de 55.000 carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros (aumento de 30% ano a ano e 23,8% de participação de mercado).

Peugeot e-208 GT (BR)

Vendas acumuladas no ano:

  • BEVs de passageiros: 34.224 (aumento de 45%) com 14,4% de participação de mercado
  • PHEVs de passageiros: 20.794 (aumento de 18%) com 8,7% de participação de mercado
  • BEVs comerciais leves: 3.746 (aumento de 100%)
  • PHEVs comerciais leves: 59 (queda de 50%)
  • Total de eletrificados: 58.823 (aumento de 36%)

Para referência, em 2022, mais de 346.000 novos carros eletrificados foram registrados na França, em comparação com mais de 315.000 unidades em 2021.

Modelos

O modelo mais vendido na França é o Dacia Spring, um carro urbano de nível de entrada do Grupo Renault. Ele registrou 2.872 emplacamentos em fevereiro e 4.783 até agora este ano.

O segundo carro elétrico mais popular em fevereiro foi o Tesla Model Y (2.485), seguido pelo Peugeot e-208 (2.092) e o Fiat 500 elétrico (1.919).

Até agora este ano, os três carros elétricos preferidos na França são o Dacia Spring, o Fiat 500 elétrico (3.517) e o Peugeot e-208 (3.428), embora o Tesla Model Y possa se juntar ao clube em março (atualmente tem 2.909 registros).

Números detalhados de registros de carros plug-in foram divulgados pela L'Avere-France: