Brasil mudará mais rápido para a mobilidade elétrica com incentivos, diz ABB
Gigante da eletrificação e robótica enxerga boas possibilidades para o país, mas ainda há desafios
A semana de estreia da Fórmula E no Brasil viu uma série de eventos e atividades ligadas à mobilidade elétrica. E no dia que antecedeu o São Paulo E-Prix, o InsideEVs Brasil teve uma conversa exclusiva com Wim Elshout, líder da divisão de E-mobility da ABB para mercados internacionais e emergentes, sobre temas ligados ao segmento, bem como a visão da empresa na transição energética.
A ABB é uma gigante mundial de energia e automação sediada na Suíça presente em mais de 100 países e que está cada vez mais envolvida no processo de mudança para a mobilidade sustentável, seja com tecnologias que impactam o consumidor final, como carregadores para carros elétricos, ou empresas, com recarga ultrarrápida e infraestrutura de energia e automação para linhas de produção de veículos elétricos.
Quando questionado sobre as diferenças do mercado brasileiro para os países onde a eletrificação está mais avançada, Wim deixa claro que o Brasil enfrenta desafios, mas ao mesmo tempo possui vantagens competitivas em relação à Europa, como a participação majoritária de fontes renováveis na matriz energética, o que poderá abrir muitas oportunidades de avançar nesse campo.
O executivo da ABB também destacou que a criação de uma regulamentação e os incentivos governamentais podem acelerar a transição para a mobilidade elétrica no país. Na verdade, o maior ou menor grau de incentivos e envolvimento dos governos definirá a velocidade das mudanças por aqui.
Wim complementa que os incentivos/subsídios também devem contemplar as empresas envolvidas nessa mudança para uma sociedade livre de emissões, sendo o apoio governamental fundamental no processo.
Ele também lembra de iniciativas promissoras de eletrificação na América do Sul, como a renovação da frota de ônibus elétricos em Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia). O Brasil também poderia seguir um caminho semelhante, considerando que a transição por aqui pode ser mais rápida na área de transportes.
E pra complementar, falou sobre a tendência de queda no custo de produção dos carros elétricos graças às baterias, que ficarão mais baratas, ajudando a disseminar os veículos sem emissões.
Galeria: Carregador ultrarrápido ABB - Fórmula E
Estratégia no Brasil
Wim destaca que a estratégia da ABB no Brasil se apoiará em três pilares principais:
- carregadores compactos para veículos elétricos
- carregadores públicos rápidos e ultrarrápidos
- infraestrutura para eletrificação de frotas, transporte público e logística
Além de parceira oficial para o fornecimento da infraestrutura de carregamento da Fórmula E, a ABB atua em várias frentes. Recentemente, a empresa anunciou uma parceria com a Bravo Motor Company para a construção de uma gigafábrica de carros elétricos e baterias em Minas Gerais. O acordo prevê o desenvolvimento de projetos de robótica e eletrificação para a linha de produção e infraestrutura.
A ABB, por meio da ABB E-mobility, é líder global em sistemas de carregamento de veículos elétricos. Recentemente, a divisão de mobilidade elétrica anunciou o marco de 1 milhão de carregadores para veículos elétricos produzidos.
Fotos: ABB (divulgação) e autor
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 13:27 Volvo EX60 será lançado em 2025 como sucessor do XC60
- 12:22 BYD atualiza plataforma de carros elétricos: mais eficiência e segurança
- 10:29 GM revela novo SUV elétrico compacto para o mercado da China
- 16:48 NIO: SUV elétrico mais acessível da marca faz estreia oficial - veja fotos
- 14:31 BYD: "marcas tradicionais atacam porque não conseguem competir em tecnologia"
- 12:44 Mercedes-Benz cancela plataforma de próxima geração para linhas EQS e EQE
- 11:48 Xiaomi dobra capacidade de produção para 20.000 carros elétricos por mês
- 10:53 Novo Chevrolet Blazer elétrico é flagrado em testes finais no Brasil
Sobre este artigo
Categoria |