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Carros elétricos têm quatro novos desafios principais, diz especialista

Especialista chinês fala dos novos desafios que o avanço da eletrificação impõe

Chery eQ1 - Caoa Chery iCar - edicao comemorativa China (3)

A China é um dos países com crescimento mais rápido nas vendas de carros elétricos, mas ao mesmo tempo isso implica em novos desafios inerentes à transição energética. O tema foi alvo de discussão no Forum China Electric Vehicle.  

No evento, Wan Gang, presidente da Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia, fez um discurso de abertura que pode ser traduzido como "Uma nova jornada para a indústria automotiva da China".

BYD Dolphin 2023 - China (3)

Em sua apresentação, Wan disse que a indústria automotiva de veículos New Energy (100% elétricos, híbridos plug-in e FCEV) entrou em um período de forte expansão orientado para o mercado interno e já atingiu a meta prevista para 2025. No entanto, para continuar avançando, o especialista enxerga quatro desafios principais.

Ele elenca pontos-chave que devem ser perseguidos para a continuidade da transição energética na China, mas com exemplos que podem ser aproveitados em outros mercados. 

Confira abaixo:

  • o desenvolvimento do mercado não é uniforme e suficiente, e o desempenho atual do produto e a qualidade dos veículos eletrificados ainda precisam avançar para atingir as metas dos consumidores em todos os ambientes e cenários.
  • o progresso dos veículos comerciais é lento. Eles representam uma pequena proporção, mas respondem por mais de 50% do dióxido de carbono emitido. Em 2022, os veículos comerciais representavam apenas 10,2% da frota total, dos quais a taxa de penetração de eletrificação dos veículos médios e pesados comerciais era menos de 2,7%, muito inferior à taxa de penetração dos veículos de passageiros 'new energy' de 25,6%.
  • em comparação com o rápido crescimento da procura orientada para o mercado de veículos eletrificados, as instalações de carregamento, pontos de troca de baterias, rede de reabastecimento de hidrogênio, comunicação veículo-estrada e uma série de infraestruturas ainda estão relativamente atrasadas. A dificuldade de carregar para viagens longos ainda é um problema muito importante e comum.
  • o desenvolvimento industrial encontrou estrangulamentos, embora o preço dos recursos básicos tenha caído um pouco, ainda é elevado, a cadeia de abastecimento não seja sanada e existam algumas restrições técnicas graves. O próximo passo é continuar a reforçar a investigação e o desenvolvimento de tecnologias-chave de veículos eletrificados.
Estação de carregamento Xpeng

Além disso, Wan também sugeriu que a China deveria estabelecer um novo sistema operacional independente para veículos elétricos, o que inclui uma arquitetura do sistema de software subjacente, o software principal, o middleware, a camada do motorista, e as funções expandindas e etc., para que possa realmente alcançar a interconexão de energia do veículo, a colaboração na nuvem e a integração veículo-estrada.

Enquanto os carros elétricos se consolidam como dominantes entre os eletrificados (New Energy), o especialista chinês enxerga que ainda existe demanda por motores de combustão, que se traduzem nas vendas de modelos híbridos plug-in de alcance estendido: eles atingirão nos anos seguintes 5,7% de participação geral no mercado e responderão por 20% das vendas de eletrificados plug-in.

china autohome

Falando de condução autônoma, Wan defende a construção de uma base de testes e avaliação quantitativa totalmente fechada e multicenário (vias urbanas, estradas rurais, autopistas) para veículos inteligentes conectados em rede. Isso permitiria agrupar informações para realmente garantir a segurança da condução autônoma.

Em suas considerações, o especialista em mobilidade pediu para que todos os envolvidos na cadeia da indústria trabalhem em estreita colaboração para atender à demanda do mercado de veículos eletrificados, fortalecendo a pesquisa, promovendo o desenvolvimento coordenado de motores de combustão interna e propulsão elétrica, acelerando a promoção e aplicação de veículos comerciais de célula de combustível para fins regionais, e por fim, promover a integração da solução veículo-energia-estrada-nuvem, promover o impulso das indústrias verdes e de baixo carbono.

Fonte: AutoHome