Em 2022 foram vendidos mais de 10 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in no mundo inteiro, um novo recorde. Isso representa um crescimento de 55% em relação ao ano anterior, quando foram emplacados cerca de 6,5 milhões de modelos eletrificados plug-in.

Esse segmento respondeu por 14% das vendas no ano passado, ou seja, 1 a cada 7 modelos vendidos era eletrificado plug-in, os modelos que 'vão na tomada', totalmente elétricos ou híbridos plug-in.

Produção BMW i4

E quando consideramos apenas os carros elétricos (BEV), a participação é 10% sobre todo o mercado: 1 em cada 10 veículos vendidos no mundo era elétrico em 2022. São números nada desprezíveis e que trazem um crescimento de 70% na comparação com ano anterior: 7,8 milhões de BEVs contra 4,2 milhões em 2021.

Híbridos e Elétricos na América Latina

Falando especificamente da América Latina, uma reportagem da Bloomberg Línea destaca as vendas de carros híbridos, híbridos plug-in e elétricos, que tiveram crescimento de 21,7% entre 2021 e 2022. Isso considerando os dados dos oito países principais que enviaram seus dados por meio de associações locais.

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Ao todo, foram vendidos 143.281 veículos híbridos e elétricos na região, um crescimento de 21,7 % sobre as 117.742 unidades emplacadas em 2021. Os dois principais mercados da América Latina foram Brasil e México, com 49.261 (+40,8%) e 39.477 (-18,8%) unidades, respectivamente, ainda com uma forte prevalência dos híbridos, mas com os elétricos em forte crescimento. 

Mas há outros mercados em destaque, como Chile e Peru, que registraram importantes avanços nas vendas de eletrificados, com crescimento de 113,9% e 84,2%, respectivamente, entre 2021 e 2022.

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Brasil e México

Ainda é cedo para fazer projeções exatas sobre o avanços dos eletrificados aqui na América Latina, mas nesse primeiro momento é fato que o Brasil está ligeiramente à frente como o maior mercado para carros elétricos, com um bom crescimento das vendas ano após ano, ainda que não tenhamos um plano estratégico com incentivos e metas. 

No entanto, o México já fixa as bases para se tornar um grande produtor regional de carros elétricos, destinados em grande parte para o mercado externo. Além do anúncio recente da fábrica da Tesla, que deve produzir o novo carro de entrada da marca, a BMW já informou que deve produzir veículos elétricos no país por volta de 2027 e marcas como Ford e GM já investem para transformar suas linhas de produção para a eletrificação. 

Fonte: Bloomberg Línea