Quais montadoras vão produzir somente carros elétricos até 2040
A iniciativa da Europa de proibir os motores a combustão está causando polêmica, mas muitos fabricantes já estão se mexendo
A questão da chamada "eliminação gradual" dos motores de combustão interna, ou seja, a despedida dos automóveis a gasolina e diesel (e não só, claro), continua a estar no centro dos planos dos fabricantes, impulsionado por regulamentos cada vez mais rigorosos em matéria de emissões.
Neste contexto, a iniciativa da Europa de encerrar os carros 'térmicos' até 2035 tem causado muita discussão, mas antes de quaisquer considerações, é importante analisar o que os fabricantes já estão fazendo para descarbonizar. Aqui está, então, a última atualização na nossa monitorização das estratégias das principais marcas.
- Alfa Romeo
- Audi
- Bentley
- BMW
- Ford
- Motores Gerais
- Honda
- Hyundai - Kia
- Jaguar Land Rover
- Mazda
- Mercedes
- Nissan
- Renault
- inteligente
- Stellantis
- Suzuki
- Toyota
- Volkswagen
- Volvo
Alfa Romeo
A mensagem da marca de Biscione era clara: "de zero a zero". Significado? De não ter nenhum carro elétrico para passar a vender apenas carros elétricos em 2027.
Serão cinco anos agitados para a Alfa Romeo, que renovará toda a sua linha para se tornar uma marca de emissão totalmente zero perante muitos dos seus concorrentes. Começará com o SUV compacto derivado do Jeep Avenger, esperado para 2024, depois será a vez do carro-chefe (concebido para os EUA), que terá uma arquitetura de 800 Volts e que, nas versões mais potentes, poderá atingir os 1.000 cv.
Audi
- Investimento em eletrificação: 37 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2033
Como uma marca do Grupo Volkswagen, a Audi seguirá um caminho passo a passo a partir de 2026. Esse será o ano em que os Quatro Anéis começarão a lançar apenas novos modelos totalmente elétricos. Em 2033, por outro lado, a produção de motores de combustão interna será interrompida em definitivo. No entanto, a parada só afetará provavelmente a Europa, porque a empresa espera que a procura na China continue mesmo após o início da próxima década.
De qualquer modo, em Ingostadt decidiram atribuir 37 bilhões de euros para eletrificação: isto será aplicado até 2025.
Bentley
- Investimento em eletrificação: 3 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2030
O fabricante britânico de automóveis anunciou que pretende tornar-se completamente neutro em carbono até 2030. No final da década, portanto, não só produzirá exclusivamente carros elétricos, mas também alcançará a neutralidade climática em todo o seu negócio.
O primeiro passo para este futuro verde, apoiado por um investimento de cerca de 3 bilhões de euros, será o primeiro carro elétrico da marca, que chegará em 2025 e será produzido na histórica fábrica de Crewe.
BMW
- Investimento em eletrificação: 30 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: ainda não anunciado
A BMW ainda não deu quaisquer datas para a zeragem definitiva das suas emissões. No entanto, afirmou que até 2030 50% das suas vendas serão eletrificadas, haverá 7 milhões de BMW Minis (e Rolls-Royces) nas tomadas e dois terços destes serão de emissão zero, incluindo modelos a células de combustível. Até 2023 haverá 13 modelos elétricos e 12 híbridos plug-in na lista. A BMW já reservou 13 bilhões de euros para investir em células de combustível. No total, a empresa de Munique irá investir 30 bilhões de euros na transição ecológica.
Ford
- Investimento em eletrificação: 30 mil milhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2030
A Ford, em 2021, anunciou investimentos de 30 bilhões de dólares em eletrificação até 2025, duplicando o valor anteriormente anunciado. As previsões falam de novos lançamentos exclusivamente de 100% elétricos até 2026 para automóveis e 100% de vendas eletrificadas até 2030. Mas - são notícias deste mês de fevereiro - está a considerando a possibilidade de investir mais uma soma substancial (entre 10 e 30 bilhões de US$ ao longo de 10 anos) - para fazer girar a divisão de veículos elétricos e criar uma spin-off completa.
Para os veículos comerciais, até 2024, toda a linha terá uma opção de emissão zero e dois terços das vendas serão de veículos elétricos ou híbridos plug-in até 2030. Três modelos elétricos Ford para a Europa serão baseados na plataforma MEB da Volkswagen.
GM
- Investimento em eletrificação: 37 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2035
A General Motors quer tornar-se neutra em carbono até 2040 e eliminar as emissões dos seus automóveis já em 2035. O investimento em eletricidade é de 37 bilhões de dólares até 2025 (inicialmente 27 bilhões, mas foram adicionais dez). O objetivo é atingir 30 modelos, cobrindo 40% da gama da marca no mercado dos EUA.
A nova plataforma Ultium será compartilhada na América do Norte para três modelos com a Honda, o fabricante com o qual a GM juntou forças na joint-venture Fuel Cell Manufacturing System.
Honda
- Investimento em eletrificação: 38 mil milhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2025
A Honda pretende eletrificar dois terços das suas vendas até 2030. Para a Europa, a partir de 2022 todos os modelos terão pelo menos uma variante eletrificada e até 2025 toda a linha será de emissão zero. Para alcançar estes resultados, a empresa reservou 38 bilhões de euros.
O hidrogênio, compartilhado industrialmente com a General Motors, também faz parte da estratégia.
Hyundai - Kia
- Investimento em eletrificação: 10 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2035
A Hyundai terá 12 novos modelos elétricos até 2025, vendendo 560.000 unidades por ano, e irá eletrificar totalmente a sua linha até 2030, controlando 8-10% do mercado elétrico global.
A empresa destinou 10 bilhões de euros para apoiar a transição e pretende ter uma linha de emissões totalmente zero na Europa até 2035.
A divisão Kia terá 11 modelos elétricos até 2026 e pretende tornar-se a líder do grupo em carros elétricos em 2030 com 880.000 unidades vendidas e com 40 por cento das suas vendas de elétricos. Até 2030, o grupo Hyundai investirá 6,7 bilhões de dólares em hidrogênio para 700 mil células por ano, 500 mil dedicados a veículos.
Jaguar Land Rover
- Investimento em eletrificação: 3 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2039
A Jaguar Land Rover anunciou recentemente o seu novo plano 'Reimagine' para ser neutra em carbono até 2039. Todos os principais modelos das duas marcas terão uma versão eléctrica até 2030.
A Jaguar tornará se uma marca de luxo exclusivamente elétrica até 2025. A Land Rover terá a sua primeira versão elétrica em 2024 e, em 2026, haverá seis variantes com baterias elétricas. No futuro, há também hidrogênio a começar com o projeto Zeus para ter um primeiro protótipo nas ruas até este ano.
Mazda
- Investimento em eletrificação: 10 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: ainda não anunciado
A Mazda levou algum tempo para revelar a estratégia de descarbonização. Depois, no final de Novembro, lançou as suas bases, anunciando um plano que terá lugar em três fases.
- Fase 1 (2022-2024): Desenvolvimento da tecnologia de eletrificação
- Fase 2 (2025-2027): Transição para a eletrificação
- Fase 3 (2028-2030): Lançamento de uma linha totalmente eletrificada
Em 2035, o fabricante japonês estabeleceu também o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono.
Mercedes
- Investimento em eletrificação: 60 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2039
A Mercedes foi o primeiro fabricante a declarar os objetivos mais ambiciosos: até 2039, todos os automóveis terão uma pegada neutra em carbono, ou seja, os escapamentos desaparecerão e o restante CO2 produzido industrialmente e ao longo de todo o ciclo de vida será equilibrado.
Já em 2022 haverá 10 Mercedes elétricos e 130 versões eletrificadas: em 2025 representarão 30 por cento das vendas, 50 por cento em 2030. A eletricidade, juntamente com o hidrogênio, afetará também o transporte pesado.
Nissan
- Investimento em eletrificação: 18 mil milhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2035
Os planos a curto prazo da Nissan, aqueles até ao ano fiscal de 2023 (Março de 2024), incluem um total de três modelos elétricos, como muitos usando a tecnologia E-Power (híbrido em série) e um híbrido plug-in. Os planos a longo prazo, contudo, acabam de ser revistos com objetivos mais ambiciosos.
De fato, a empresa anunciou que pretende apresentar 27 carros eletrificados até ao final da década, dos quais 19 serão totalmente elétricos (anteriormente havia 23 eletrificados e 15 elétricos).
A Nissan não disse quanto irá custar em termos econômicos, mantendo-se fiel aos números anunciados no passado, com 18 bilhões de euros prontos para apoiar a transição. Servirão para ter um intervalo de emissões totalmente zero até 2035 e chegar até 2030 já com uma oferta composta apenas por carros híbridos e elétricos.
Renault
- Investimento em eletrificação: 23 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2030
O novo plano da Renault prevê para todas as marcas do grupo (Renault, Dacia, Alpine, Lada e Mobilize) 10 elétricos até 2025. O resto serão híbridos com o objetivo de cobrir 35 % das vendas até meados da década. A Renault visa também 30% dos veículos comerciais movidos a hidrogênio na Europa.
Também na Europa, a empresa venderá apenas veículos elétricos até ao final da década, graças a uma despesa total dedicada à eletrificação de 23 bilhões de euros.
A marca esportiva Alpina se tornará 100% elétrica e incluirá três modelos, enquanto que a Mobilize terá quatro veículos elétricos para a partilha de automóveis, partilha de viagens e entregas nas últimas milhas.
Smart
- Investimento em eletrificação: é uma marca exclusiva de carros elétricos
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2020
Smart, que já é uma marca totalmente elétrica desde 2020, lançou oficialmente o seu novo percurso no Salão Automóvel de Munique do ano passado, onde mostrou o Concept #1, um SUV compacto elétrico que levará a marca à criação de uma linha totalmente nova, de emissões zero.
A Smart também está se reorganizando industrialmente com a criação de uma joint venture entre a Mercedes e a chinesa Geely, com o primeiro estilo de manuseamento e o segundo plataformas e mecânica.
Stellantis
- Investimento em eletrificação: 30 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2030
O Grupo Stellantis planeia lançar 13 novos carros elétricos e quatro novos híbridos plug-in até ao final de 2023. Isto foi dito durante a apresentação dos seus resultados financeiros de 2021, aproveitando a oportunidade para lançar luz sobre o seu futuro plano de negócios. A Stellantis prometeu também no passado que todos os modelos futuros seriam equipados com pelo menos uma variante eletrificada.
A nova estratégia prevê modelos elétricos ainda baseados em plataformas 'não-dedicadas' até 2023, altura em que o eVMP chegará ao mercado. A PSA criou a empresa comum ACC com a Saft-Total para produzir 48 GWh de baterias até 2030. A marca Peugeot terá 100% de veículos eletrificados até 2025, enquanto a Fiat fará o mesmo na Europa até 2027. No mesmo ano, a Alfa Romeo, que com o Tonale faz a sua estreia no mundo dos automóveis com carregamento externo, produzirá também apenas automóveis com emissões zero.
Todo o grupo será completamente zero de emissões na Europa até 2030. A transformação da linha terá lugar graças a um financiamento de 30 bilhões de euros. Entre as marcas que migrarão mais rapidamentepara produzir apenas carros elétricos estarão Peugeot (2025) e Lancia (2028).
Suzuki
- Investimento em eletrificação: 32 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: n.d.
A Suzuki, também, finalmente cedeu à eletrificação. A empresa de Hamamatsu irá investir cerca de 32 bilhões de euros até 2030 para criar uma estratégia de emissões zero.
Será utilizada para o desenvolvimento de carros elétricos, para iniciar a produção de baterias e para a investigação de tecnologias como a condução autônoma. A empresa disse que apresentará dois carros movidos a bateria até Março de 2024: um carro esportivo compacto e um kei-car.
Toyota
- Investimento em eletrificação: 31,2 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: ainda não anunciado
A Toyota anunciou no início de 2021 que lançaria seis modelos elétricos baseados na nova plataforma e-TNGA dedicada, mais dois veículos comerciais elétricos e tantos outros veículos comerciais movidos a hidrogênio até 2025. Mas em Dezembro do ano passado, através da boca do próprio Presidente Akio Toyoda, revelou planos muito mais ambiciosos.
A empresa anunciou investimentos de 31,2 bilhões em eletricidade (metade para automóveis e metade para baterias) e disse que, juntamente com a Lexus (totalmente eléctrica até 2030), até ao final da década, apresentaria 16 novos modelos com emissões zero e venderia 3,5 milhões de automóveis elétricos em todo o mundo.
Mais genericamente, haverá mais de 60 modelos eletrificados, para 5,5 milhões de unidades vendidas, que na Europa representarão 90% (70% HEV, 10% PHEV e 10% EV/FCEV). A Toyota Motor Company será neutra em carbono até 2050. Para o hidrogênio, este passará de 3 mil para 30 mil células de combustível por ano para automóveis, autocarros e outros.
Volkswagen
- Investimento em eletrificação: 89 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2035
Depois de anunciar um objetivo de venda de 70% de modelos elétricos até 2030 (a ser aumentado mais tarde para 80%), a Volkswagen foi mais longe, estabelecendo o prazo de 2035 para o diesel e a gasolina. O prazo será aplicável na Europa, enquanto que a mudança total para as baterias terá lugar mais tarde no resto do mundo, tal como nos EUA e na China.
Mais detalhes sobre o futuro elétrico do Grupo foram anunciados a 14 de Março de 2023: 180 bilhões de investimentos no período 2023-2027, dos quais 68 bilhões, ou seja 122,4 bilhões, serão destinados à mobilidade elétrica e à digitalização. Aguarda-se apenas notícias sobre a marca VW.
Volvo
- Investimentos para eletrificação: 3 bilhões de euros
- Adeus aos motores a combustão na Europa: 2030
A Volvo finalmente anunciou também que será uma marca 100% elétrica até 2030. Uma evolução que será também acompanhada por um passo fundamental para as estratégias comerciais da marca, que pretende ser cada vez mais orientada para o futuro, concentrando-se firmemente numa abordagem à venda de automóveis fortemente baseada na Internet.
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