Ainda temos que nos acostumar a isso: SsangYong mudou de nome e se tornou recentemente KG Mobility. Após a falência da empresa coreana no ano passado, ela foi assumida pelo conglomerado também coreano KG Group em setembro de 2022. O nome foi mudado no final de março.
Agora a empresa quer trazer quatro carros elétricos para o mercado: O primeiro é o Torres EVX, um SUV elétrico de médio porte que agora a KG Mobility publica pela primeira vez dados sobre a propulsão, a bateria e o alcance.
O EVX é a versão elétrica do Torres, que é oferecida no mercado doméstico coreano desde 2022. Com um comprimento de 4,72 metros, o modelo é classificado como um modelo de médio alcance. Ele compete assim com uma classe superior ao SUV compacto Korando e-Motion de 4,47 metros de comprimento. O Torres EVX é também um impressionante modelo de 1,73 metros de altura.
A bateria também é maior que a do Korando: a bateria de lítio-ferro-fosfato da BYD tem 73 kWh de capacidade. Isto é o bastante para dirigir por 500 km de acordo com o padrão WLTP. O Torres EVX é alimentado por um motor elétrico de 150 kW montado na dianteira.
Duas versões de equipamento são oferecidas: na versão E5, o carro recebe uma bomba de calor, rodas de 18 polegadas, faróis LED, espelhos exteriores reguláveis eletricamente, um rack de teto e um sensor de chuva.
No interior, o SUV elétrico compacto tem uma tela de instrumentos de 12,3", bem como uma tela sensível ao toque também com 12,3" polegadas, bancos reguláveis eletricamente, controle climático automático de duas zonas e um ponto de energia na traseira. Na frente de segurança, há um alerta de saída de faixa, um sistema anticolisão, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e uma câmera de ré de marcha como padrão.
A variante E7 mais cara recebe itens como estofados de couro, entrada sem chave, bancos traseiros aquecidos e guarnições plásticas extras na parte externa para que o carro pareça mais robusto. A bateria e o motor elétrico são os mesmos em ambas as variantes.
O KG Mobility já está em pré-venda na Coreia, com o E5 começando em cerca de 50 milhões de wong coreanos, o equivalente a cerca de 35.000 euros (R$ 193.000). Para o E7, o fabricante está pedindo 52 milhões de wong, cerca de 36.000 euros (R$ 198.000). A partir do segundo semestre do ano, o veículo elétrico também será vendido na Europa, e mais tarde na Austrália.
Após o Torres EVX, seguirá a versão em série da picape elétrica com o nome de projeto O100, bem como um SUV compacto elétrico (KR10) e outro SUV (F100). Os modelos serão introduzidos gradualmente ao longo dos próximos anos.
Com esta finalidade, a KG Mobility também está desenvolvendo uma nova plataforma de carros elétricos, na qual as empresas de TI e software do Grupo KG também estão trabalhando. De acordo com a empresa, também estão sendo feitos trabalhos sobre funções de direção autônoma e conectividade avançada.
Fonte: KG Mobility via InsideEVs USA, SsangYong (Umbenennung)
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