Lula mostra interesse pelos carros elétricos antes de viagem à China
Presidente tratará sobre fábrica de carros elétricos da BYD na Bahia, enquanto anuncia reunião com montadoras para debater crise
A produção de carros elétricos no Brasil é um dos temas que está no centro do debate, juntamente com a crise que assola o setor automotivo no país. Em entrevista recente, o presidente Lula falou em se reunir com a Anfavea, entidade que representa os fabricantes, para discutir a questão, ao mesmo tempo em se prepara para a viagem oficial à China.
Na semana passada, Lula havia destacado a necessidade de discutir o futuro do setor automotivo e encontrar soluções que possam beneficiar a indústria e os trabalhadores.
BYD Seagull é o menor e mais barato carro elétrico da marca, que deverá vir ao Brasil mais adiante
Entre as questões chave, podemos destacar a queda na produção, o alto preço dos carros à venda no país, além do problema dos altos juros praticados no país e a inflação. Enquanto o segmento alega barreiras adicionais como falta de equipamentos, Lula atribui a crise no setor automotivo à diminuição do poder de compra dos brasileiros.
Enquanto destacava a importância da indústria automotiva para a atividade econômica do país, Lula comparou números do passado com os dados atuais em termos de vendas de automóveis e disse se interessar pela produção de carros elétricos, no Brasil.
“Quando eu deixei a Presidência da República, em 2010, a indústria automobilística brasileira vendia aproximadamente 3 milhões e 800 mil carros por ano. A previsão da indústria automobilística em 2010 era que em 2014 estivesse licenciando 6 milhões de carros nesse país”, disse Lula.
“Me interessa a ideia da produção de carro elétrico no Brasil, me interessa. De carro elétrico, de ônibus elétrico…”
Galeria: BYD Seagull
E falando sobre carros elétricos, esse será um dos temas da agenda do presidente durante sua viagem à China, prevista para começar nesta quarta-feira (12). Com uma reunião agendada com os dirigentes da BYD, há grande expectativa em torno da definição da compra por parte da montadora chinesa da fábrica desativada da Ford em Camaçari (BA) para produzir carros elétricos, ônibus elétricos e baterias.
Segundo apurado pelo O Globo, entre outros assuntos, estão na pauta um novo acordo para a construção de satélites em parceria entre Brasil e China, venda de caminhões elétricos da JAC para a Seara e encontro com executivos da gigante de tecnologia Huawei.
Fonte: O Globo, Agência Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026