A Suzuki continua no caminho em direção à mobilidade elétrica, celebrando uma importante aliança com a EV Applied da Austrália. Juntas, as duas empresas irão criar uma plataforma para veículos com emissões zero equipados com condução autônoma.
Na verdade, é com isso que a Applied EV lida, que colabora com a Suzuki desde setembro de 2021. A ideia de projetar algo juntos surgiu no ano passado e é realizada hoje com o projeto Blanc Robot.
Em particular, a tecnologia da plataforma elétrica e autônoma da Applied EV será integrada ao chassi do Suzuki Jimny, que poderá assim aproveitar um trem de força eletrificado e um software de controle de última geração chamado Digital Backbone.
Depois disso, a Suzuki e a Applied EV colaborarão para desenvolver novos modelos de negócios que servirão tanto para trazer ao mercado veículos movidos a bateria capazes de viajar mesmo sem a intervenção de um motorista humano.
Para isso, a Suzuki (que já financia a empresa australiana desde 2022) concordou em alocar recursos adicionais, que serão desembolsados pelo fundo corporativo Suzuki Global Ventures.
Enquanto isso, a empresa com sede em Hamamatsu também está se preparando para colocar seu primeiro carro 100% elétrico no mercado. Antecipado pelo conceito EVX (uma espécie de Vitara movido a bateria), ele chegará ao mercado em 2024.
A fabricante está financiando sua transição energética com um mega plano de 32 bilhões de euros que será gasto entre agora e 2030 e que será utilizado em parte para o desenvolvimento de tecnologias limpas e condução autónoma (e neste sentido a parceria com a Applied EV) e em parte (cerca de 25% do total) para o desenvolvimento de baterias.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas