Falta pouco. Depois de anos de reorganização, a Jaguar está se preparando para o renascimento. E o fará em grande estilo e no ritmo da eletrificação. A data marcada no calendário está definida para 2024, quando será apresentado o novo modelo da montadora inglesa. Será um GT, que terá 4 lugares e a honra de abrir a nova era Jaguar.
Ela será seguido por outras 2 novidades completas, em torno das quais ainda há um silêncio absoluto. Mas vamos por partes e ver o que esperar nos próximos anos.
Em primeiro lugar, as especificações técnicas do novo Jaguar elétrico. Será o carro mais potente já produzido pela empresa, o que significa que excederá os 600 cv do XE SV Project 8 apresentado em 2017. Um GT com potência para vender e autonomia referência no segmento: estamos falando de cerca de 700 km para rodar com uma única carga. Claro, evitando forçar o(s) motor(es) além de todos os limites. Uma vez "vazio" ele pode ser recarregado através de estações ultra rápidas, ganhando 320 km de autonomia em 15 minutos.
Jaguar Vision Gran Turismo SV
Produzido na fábrica inglesa Solihull será baseado em uma nova plataforma chamada JEA (Jaguar Electrified Architecture) e dedicada a carros elétricos. Também sabemos quanto vai custar: vai partir de 113.000 euros. O objetivo da Jaguar é, de fato, reposicionar-se para cima nas tabelas de preços.
Esperado para 2024 (os protótipos começarão a ser testados até o final do ano) à venda durante 2025, estilisticamente, o novo Jaguar elétrico será "A cópia do nada", para citar o que Gerry McGovern, diretor de criação da JLR, disse. Um mantra querido a Sir William Lyons, fundador da montadora. Um primeiro teaser foi mostrado, mas além da presença de estreitas luzes frontais, ele não revela praticamente nada. Pode haver algo sobre o Vision Gran Turismo SV, mas é muito cedo para dizer.
Não devemos, portanto, pensar em nenhum modelo do passado e do presente, mesmo que durante a conferência de imprensa o designer tenha citado o E-Type e o XJS, mas como fontes de inspiração.
"O design dos atuais modelos Jaguar não é ruim; A estratégia era mais criar um apelo universal e uma busca pelo prêmio mais convencional, o que tornava os carros mais normais. Queremos voltar à velha filosofia. É uma reimaginação completa."
Comentou McGovern, que então mencionou os 4 pilares sobre os quais o futuro design da Jaguar se apoiará: exuberância, audácia, exclusividade e progressividade.
Jaguar I-Pace 2023
Então, se já sabemos algo sobre o próximo GT, os outros dois modelos ainda estão envoltos em mistério. De acordo com a Autocar, eles serão apresentados em 2026 e 2027 e terão linhas mais clássicas, com estilo crossover.
Ambos aproveitarão a plataforma JEA que, de acordo com o jornal britânico, que por sua vez cita Nick Collins (diretor executivo da divisão automotiva do JLR Group) é única em seu tipo porque nenhuma outra arquitetura "permitiria um design, proporções, refinamento e desempenho tão exuberantes".
Se a Jaguar se prepara para se relançar em grande estilo, a Land Rover está plabejando uma revolução na sua linha, criando de fato 3 submarcas: Range Rover, Discovery e Defender. Eles serão diferentes em posicionamento e clientela, para uni-las haverá a propulsão 100% elétrica baseada na plataforma EMA (capaz de também abrigar motores térmicos) e a MLA (usada pela atual geração de Range Rover e Range Rover Sport).
Range Rover PHEV 2023
O grupo britânico está caminhando para uma verdadeira revolução, com 15 bilhões de libras para apoiar a operação, financiando a pesquisa e o desenvolvimento, as mudanças nas fábricas - como a de Halewood - e muito mais.
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