GM e Samsung anunciam fábrica de baterias para carros elétricos de US$ 3 bi
Nova fábrica será construída nos Estados Unidos e terá mais de 30 GWh de capacidade anual
A General Motors e a Samsung SDI confirmaram uma nova joint venture de baterias que investirá mais de US$ 3 bilhões na construção de uma nova fábrica de células de baterias nos EUA.
Com início de atividade previsto para 2026, a nova fábrica terá mais de 30 GWh de capacidade e elevará a capacidade total de células de bateria da GM nos EUA para cerca de 160 GWh quando estiver totalmente operacional.
As empresas afirmaram que consideram explorar conjuntamente as instalações, que deverão dispor de linhas de produção para fabricar células prismáticas e cilíndricas ricas em níquel.
Por enquanto, as duas partes não anunciam a localização da fábrica ou as projeções de abertura de novas vagas. No entanto, a General Motors e a Samsung SDI afirmaram, no comunicado de imprensa conjunto, que o número de novos postos de trabalho na construção e nas operações deverá situar-se "na casa dos milhares".
"A estratégia da cadeia de suprimentos da GM para EVs está focada em escalabilidade, resiliência, sustentabilidade e competitividade de custos. A nossa nova relação com a Samsung SDI vai ajudar-nos a atingir todos estes objetivos. As células que construiremos em conjunto ajudar-nos-ão a aumentar a nossa capacidade de produção de veículos elétricos na América do Norte para muito além de 1 milhões de unidades por ano."
Presidente e CEO da GM, Mary Barra
As células de bateria que serão produzidas nas novas instalações serão utilizadas para alimentar os veículos elétricos da GM baseados na plataforma Ultium. O fabricante de automóveis afirma que a arquitetura "foi estrategicamente concebida para aceitar vários fatores de forma de células e elementos químicos". Por exemplo, o Cadillac Lyriq vendido na China é alimentado por células prismáticas aplicadas aos mesmos conjuntos de baterias utilizados nos EUA.
A nova joint venture com a Samsung SDI irá alavancar o capital e a tecnologia de ambas as empresas para criar novas vantagens competitivas para a GM, disse Doug Parks, vice-presidente executivo da GM, Desenvolvimento Global de Produtos, Compras e Cadeia de Fornecimento
"A introdução de novos formatos de células permitir-nos-á expandir para mais segmentos mais rapidamente e integrar as células directamente nos pacotes de baterias para reduzir o peso, a complexidade e os custos. Com vários parceiros de células fortes, podemos expandir o nosso negócio de VE mais rapidamente do que se o fizéssemos sozinhos."
Parks disse ainda que a GM continuará a aumentar a produção e a otimizar a química das suas células de bolsa em termos de desempenho, autonomia e custo "utilizando novas abordagens pioneiras no Wallace Battery Center da GM e pelos nossos parceiros tecnológicos".
A GM já tem uma joint venture nos EUA com a LG Energy Solution chamada Ultium Cells, enquanto a Samsung SDI tem uma joint venture de baterias nos EUA com a Stellantis.
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