O novo BYD e2 já chegou às concessionárias na China, um indicativo de que as vendas devem começar em breve. Na verdade, trata-se de um carro elétrico que foi lançado pela primeira vez em 2019, teve a produção interrompida em 2022, e voltou ao mercado com novo visual e configurações.
Projetado inicialmente para os serviços de táxi e aplicativos de transporte, o BYD e2 agora está disponível para o público. Baseado na nova arquitetura elétrica e-Platform 3.0, ele possui 4,26 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,53 metro de altura e 2,61 metros de distância entre-eixos (20 mm a mais que o modelo anterior).
Lançado em 6 de abril com preços entre 102.800 yuans e 109.800 yuans, o que daria entre R$ 74.800 e R$ 79.900 em uma conversão direta de moeda, apenas para referência. A BYD informa que os primeiros clientes recebem 2 anos de conexão gratuita à Internet e uma garantia vitalícia para o trem de força elétrico.
O BYD e2 é oferecido em três versões: Standard, Comfort e Top. A versão Standard é a mais básica, mas ainda assim conta com diversos equipamentos de série, como ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, sistema de som com rádio AM/FM e Bluetooth, entre outros.
Já a versão Comfort traz alguns itens adicionais, como sistema de partida sem chave, controle de cruzeiro, volante multifuncional em couro, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos com aquecimento, entre outros.
Por fim, a versão Top é a mais completa, com itens como teto solar panorâmico, câmera de ré, bancos em couro, faróis de LED, rodas de liga leve aro 16, entre outros. Além disso, o e2 conta com diversas tecnologias de segurança, como controle de estabilidade, freios ABS, airbags frontais e laterais, entre outros.
O interior do carro elétrico é onde estão as mudanças mais significativas. Há um novo painel de instrumentos de 8,8 polegadas e uma tela central de 12,8 polegadas que pode ser usada na horizontal ou vertical, como na maioria dos carros elétricos da BYD. No geral, o visual interno emprestou elementos dos irmãos Dolphin e Yuan Plus.
O motor síncrono de ímã permanente do BYD e2 gera 70 kW (95 cv) de potência e torque de 18,3 kgfm, o suficiente para uma aceleração de 0 a 50 km/h em 4,9 segundos e uma velocidade máxima de 130 km/h.
O carro elétrico da BYD é alimentado por um conjunto de baterias de fosfato-lítio-ferro com uma capacidade de 43,2 kWh e tem uma autonomia de 405 km pelo ciclo chinês CLTC. O e2 pode ser carregado em uma tomada comum em cerca de 8 horas, ou em uma estação de carregamento rápido em cerca de 40 minutos.
Na prática, o BYD e2 tem porte um pouco acima do Dolphin, mas sem as pretensões globais do 'golfinho', sendo mais focado no mercado chinês, embora não esteja descartada a possibilidade de chegada a outros países no futuro.
Fonte: CarNewsChina / Fotos: AutoHome
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