Este artigo é uma cortesia da EVANNEX, que fabrica e vende acessórios Tesla de reposição. As opiniões ali expressas não são necessariamente nossas no InsideEVs, nem fomos pagos pela EV para publicar esses artigos. Achamos interessante a perspectiva da empresa como fornecedora de acessórios Tesla no mercado de reposição e estamos felizes em compartilhar seu conteúdo gratuitamente. Aproveite!
Publicado em EV em 04 de maio de 2023, por Peter McGuthrie.
Ao olhar para os veículos elétricos, a maioria dos potenciais compradores é rápida em notar preços de etiqueta mais altos do que os que estão acostumados com carros a gasolina. No entanto, uma análise de especialistas mostra que os compradores de veículos elétricos podem realmente economizar dinheiro a longo prazo em comparação com os compradores de carros a gasolina - economizando vários milhares de dólares para o proprietário médio.
Acima: Um Tesla Model 3 (Imagem: Casey Murphy/EV)..
Citando um estudo de 2020 da Consumer Reports, uma reportagem recente da CNBC observa que o consumidor médio poderia economizar entre US$ 6.000 e US$ 10.000 ao longo da vida útil de um carro elétrico. Em relação aos motores de combustão interna, os motores elétricos exigem menos custos de manutenção e reparo, e geralmente custa menos carregar um carro elétrico do que encher o tanque de um carro a gasolina durante a vida útil do veículo.
No estudo, os pesquisadores compararam veículos dentro de classes de tamanho e segmentos semelhantes, incluindo veículos de passageiros de luxo. Ele definiu a vida útil média de um veículo de passeio como 200.000 milhas (320.000 km). Em geral, o estudo e os especialistas disseram que os veículos elétricos custarão menos do que os veículos a combustão ao longo do tempo, embora uma série de fatores específicos possam contribuir para um caso individual.
Em uma pesquisa conjunta recente da Universidade de Chicago e da Associated Press, 41% dos entrevistados dos EUA disseram que são pelo menos um pouco propensos a comprar um EV, enquanto 60% citaram o alto preço do adesivo como uma das principais razões pelas quais não necessariamente comprariam um.
Ao longo da vida útil de um veículo, "os veículos elétricos a bateria tendem a sair na frente dos veículos [com motor de combustão interna], em média", disse Debapriya Chakraborty, pesquisador da UC Davis no Centro de Pesquisa de Veículos Elétricos.
Ela também apontou que muitas ressalvas podem afetar os compradores individuais de veículos elétricos, incluindo os custos regionais de gasolina e eletricidade, o quão comum é o carregamento público em uma determinada área, a acessibilidade do carregamento doméstico e a autonomia do EV, entre outros fatores ainda.
O assistente de pesquisa do Centro de Sistemas Sustentáveis da Universidade de Michigan, Maxwell Woody, também diz que os incentivos de carregamento e compra em casa podem desempenhar papéis importantes na acessibilidade de longo prazo dos veículos elétricos.
"Sim, os EVs são [geralmente] um negócio melhor, se você incluir todos os incentivos [financeiros] que você poderia obter e principalmente recarregar em casa", disse Woody.
Os preços dos veículos elétricos melhoraram desde 2020, em grande parte devido à diminuição dos custos das baterias e da cadeia de suprimentos, bem como à maior concorrência no mercado. A Tesla também levou várias montadoras a reduzir os preços de seus veículos elétricos este ano, e a empresa está trabalhando em uma plataforma de próxima geração de maior volume. A nova arquitetura deve ser produzida em sua próxima Gigafactory México.
Embora as ressalvas à economia de custos de veículos elétricos permaneçam, incluindo uma ampla gama de fatores regionais, a tecnologia de baterias só deve continuar a se tornar mais acessível nos próximos anos – diminuindo ainda mais os custos de vida útil para os consumidores.
Sources: Consumer Reports / CNBC
===
Fonte: EVANNEX
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance