A Volvo Cars reportou 51.976 vendas globais de automóveis em abril, 10% a mais do que há um ano. Durante os primeiros quatro meses de 2023, a empresa vendeu 214.914 carros, alta de 10% na comparação ano a ano.
O crescimento das vendas de carros elétricos e híbridos plug-in é um pouco maior, mas nada extravagante. No mês passado, a Volvo vendeu 20.628 eletrificados plug-ins, 14% a mais do que há um ano e quase 40% do volume total.
O mais importante é que as vendas de carros totalmente elétricos quase dobraram para 8.830 (alta de 88% ano a ano), o que representa 17% do volume total. Está cada vez mais perto de igualar as vendas de carros híbridos plug-in, que por sinal, continuam a diminuir (queda de 12% em abril, para 11.798).
Vendas da linha Volvo Recharge:
- BEVs: 8.830 (alta de 88%) e 17,0% de participação
- PHEVs: 11.798 (queda de 12%) e 22,7% de participação
- Total: 20.628 (alta de 14%) e 39,7% de participação
No acumulado do ano, as vendas de carros plug-in da Volvo ultrapassaram 88.000 (um aumento de 30% em relação ao ano anterior), o que também representa 41% do volume total.
Vendas linha Volvo Recharge no acumulado do ano:
- BEVs: 38.899 (alta de 137%) e 18,1% de participação
- PHEVs: 49.132 (queda de 4,5%) e 22,9% de participação
- Total: 88.031 (alta de 30%) e 41,0% de participação
Como referência, em 2022, a Volvo vendeu mais de 205.000 carros elétricos e híbridos plug-in (em comparação com quase 190.000 em 2021), o que representou um terço do volume total.
Este ano, as vendas de carros Volvo Recharge podem ultrapassar 250.000 ou talvez até chegar a 300.000, se o crescimento acelerar para 50%.
Geograficamente, como de costume, a maioria dos carros elétricos plug-in da Volvo foram vendidos na Europa - 13.016 em abril (aumento de 28% ano a ano), onde representam 63% do volume total.
Nos Estados Unidos, em abril, as vendas de eletrificados plug-in caíram 33% na comparação ano a ano, para 2.946 unidades. Isso representa cerca de 31% das vendas totais.
Enquanto isso, as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in na China aumentaram 86%, para 1.260 (cerca de 10% do total).
Em termos de modelos, a linha da Volvo inclui dois modelos totalmente elétricos, o Volvo C40 Recharge e o Volvo XC40 Recharge. Em abril, a empresa vendeu 5.625 XC40 elétricos e 3.205 C40. Ambos os modelos receberão em breve novas versões com powertrain atualizado e mais autonomia.
Espera-se que a Volvo continue a expansão de suas vendas de modelos plug-in, especialmente os totalmente elétricos. A próxima grande novidade será o SUV grande Volvo EX90 com bateria de 111 kWh, que já está confirmado para o Brasil. Para quem prefere modelos menores, a empresa sugere um inédito SUV elétrico de entrada EX30.