A General Motors já havia dito: a intenção é retornar à Europa com uma linha de veículos elétricos. Agora, a empresa está anunciando alguns detalhes extras sobre o plano com o qual retornará ao Velho Continente, do qual está oficialmente ausente desde 2017.

Em primeiro lugar, temos uma data: começa no último trimestre de 2023. Depois, também sabemos que a estreia começará nos mercados do norte, onde os carros elétricos estão realmente registrando números mais altos (pelo menos quando se trata de porcentagens de participação de mercado).

2023 Cadillac Lyriq First Drive

Começa pela Escandinávia

A notícia sobre o retorno da GM à Europa foi anunciada por Jaclyn McQuaid, presidente da General Motors Europe, que falou à Automotive News Europe à margem do evento Future of the Car, organizado pelo Financial Times.

Foi nessa ocasião que McQuaid disse que os primeiros carros elétricos do fabricante norte-americano estarão disponíveis no último trimestre. A começar pela Noruega, que quer vender apenas carros elétricos já em 2025, depois Suécia, Dinamarca e Finlândia.

GMC Hummer EV 2022: Motor1.com Star Awards

Do Lyriq ao Hummer

Quanto aos modelos que atravessarão o Atlântico, entre os primeiros deverá estar o Cadillac Lyriq. A ele se juntarão o Chevrolet Equinox, que tem um preço inicial nos EUA de menos de US$ 30.000 e atacará o segmento inferior do mercado, e o Chevrolet Blazer EV. Posteriormente, a linha será ampliada com a chegada do Hummer EV e do Chevrolet Silverado.

Além da produção "americana", a GM também está considerando vender na Europa os carros elétricos que produz na China por meio de uma série de joint ventures estabelecidas no gigante asiático. Entre eles, está o Buick Electra E5, um crossover de tamanho médio com preço atraente.