Durante a reunião de acionistas realizada no Texas, a Tesla mostrou uma imagem de seu novo carro elétrico. Elon Musk forneceu alguns detalhes sobre os próximos modelos, chegando a dizer que a empresa está trabalhando no lançamento de dois novos veículos elétricos.
A julgar pela maneira como Musk abordou a questão, no entanto, é difícil ter uma ideia do que a marca realmente tem reservado para o futuro próximo. Podemos fazer algumas suposições com base no que já sabemos.
Alguns especularam que Musk estava se referindo ao Model 2 e ao robotaxi. Ambos os carros abrirão novas oportunidades de mercado para a empresa, que com o primeiro enfrentará o setor de compactos, visando grandes números de vendas, enquanto com o segundo estreará no serviço de transporte de pessoas com veículos sem motorista.
Outros, no entanto, acreditam que Elon Musk estava se referindo ao Cybertruck e ao novo Model 3, cujo desenvolvimento está quase concluído. Estas foram as palavras do número um da Tesla:
"As pessoas sempre querem saber qual é o nosso próximo produto, mas agora não é o momento [de revelar]. Obviamente, precisamos de um lançamento de produto adequado e dedicado."
"Só quero enfatizar que já estamos construindo um novo produto e projetando outro. Não estamos parados."
Musk então acrescentou que os dois novos modelos em que a Tesla está trabalhando - em sua opinião - excederão 5 milhões de vendas por ano:
"Os dois novos produtos em que estamos trabalhando vão empolgar muito. Tanto o design dos produtos quanto os métodos de produção utilizados são superiores a qualquer outra coisa na indústria."
"Se eu tivesse que apostar, apenas com esses dois novos produtos, provavelmente produziríamos mais de cinco milhões de unidades por ano desses dois modelos combinados."
Outros detalhes não foram informados. A hipótese do Cybertruck e do Model 3 é a mais aceitável por uma série de razões. O Cybertruck já está em pré-produção. Terminou o desenvolvimento e tem um visual definitivo.
O Model 3, por outro lado, será atualizado do ponto de vista estético e, acima de tudo, introduzirá um novo método de produção com uso extensivo de Giga Press. Ele pode ter chegado ao estágio final de ajuste fino e pode em breve começar a ser produzido em forma de protótipo. A empresa é conhecida por ter feito várias mudanças em sua Gigafactory no Texas, presumivelmente para adaptá-la à produção do novo veículo elétrico, que supostamente usará menos componentes do que a variante atual.
Voltando à imagem mostrada durante a conferência, de fato para ver o perfil do carro representado, é fácil pensar em um Model 3.
O Model 2 será menor e é possível que ostente uma carroceria hatchback. O robotaxi, por outro lado, será um novo modelo, com uma silhueta incomum projetada para maximizar o espaço interno e tornar o veículo o mais adequado possível para a sua missão. De acordo com os planos, os dois veículos serão lançados depois do Cybertruck e do novo Model 3. A partir de 2024.
Fonte: Tesla
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país