A Kia Motors está em negociações para ampliar sua linha de produção no norte do México para fabricar carros elétricos, em um esforço para se qualificar para créditos fiscais federais dos EUA para veículos elétricos.
Os planos foram confirmados por funcionários da empresa depois que o governador do estado mexicano de Nuevo Leon, Samuel Garcia, fez um anúncio surpresa no Twitter em 16 de maio.
Kia EV9
"Nuevo Leon está sendo fortalecido como um hub de mobilidade elétrica: a Kia mais uma vez aposta em Nuevo Leon com um investimento para expandir sua fábrica e produzir dois modelos de carros Kia", tuitou durante uma viagem a Seul para um fórum de negócios durante o qual acredita-se que ele tenha se reunido com autoridades da Kia.
Embora ele não tenha revelado quais modelos seriam construídos no local ampliado, seu tweet foi acompanhado por fotos do SUV elétrico de três fileiras de assentos Kia EV9. A Kia já confirmou que o EV9 será feito a partir de 2024 em uma nova fábrica na Geórgia, nos Estados Unidos.
Um funcionário da Kia confirmou ao The Korea Herald que a empresa está considerando um investimento em Nuevo Leon.
"Não estamos construindo uma nova fábrica, mas (estamos) considerando transferir algumas das linhas de produção para veículos elétricos. A medida faz parte da nossa resposta à Lei de Redução da Inflação nos EUA. Mas o cronograma exato ainda não foi decidido."
Embora o governador de Nuevo Leon tenha dito que o tamanho do investimento para a fábrica da Kia pode chegar a US$ 1 bilhão, o representante da Kia se recusou a confirmar o valor.
O estado fronteiriço de Nuevo Leon abriga uma fábrica de montagem da Kia na cidade de Pesqueria, que ocupa um local de 827 acres (3,3 km2). Concluída em 2016, a fábrica tem capacidade de produção anual de 400 mil veículos por ano. Atualmente, fabrica os sedãs compactos K000 e Pride, da Kia.
Empresas estrangeiras têm aumentado os investimentos no estado localizado na fronteira dos EUA com o México na esperança de aproveitar a Lei de Redução da Inflação, que oferece cortes significativos de impostos para veículos elétricos e componentes fabricados na América do Norte.
Em fevereiro, a Tesla também anunciou planos para construir uma fábrica de US$ 5 bilhões no estado, que é considerada uma capital industrial do México. Nuevo Leon é o lar de aproximadamente 2.600 empresas, incluindo 270 empresas coreanas, que empregam 600.000 trabalhadores.
Embora o mercado doméstico de veículos elétricos do México seja relativamente modesto, ele está crescendo rapidamente, pois se beneficia diretamente de acordos de livre comércio com os EUA e outros programas subsidiários.
Nada foi dito sobre o Kia EV6, o primeiro carro elétrico da marca na nova plataforma dedicada do grupo e que já está confirmado para o Brasil. Segundo a Kia, ele será lançado este ano, após vários adiamentos. Será que ele também pode ser produzido no México? A conferir.
Fonte: The Korea Herald via Samuel Garcia (Twitter)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio