O impressionante crescimento das vendas de carros elétricos na China se reflete no número de fabricantes. Além de marcas inéditas e startups, não é incomum encontrar joint ventures de prestígio, como a Avatr, nascida da união de três gigantes como Changan, CATL (o maior fornecedor de baterias do mundo) e Huawei.
O primeiro produto da Avatr é o 11 (pronuncia-se "one one", não "eleven"), um SUV cupê repleto de estilo e tecnologia.
Com 4,88 metros de comprimento, o Avatr se destaca imediatamente por seu estilo futurista, com linhas minimalistas e aerodinâmicas que caracterizam a carroceria. Além do visual atraente e de soluções interessantes, como a porta traseira quase totalmente plana, destacam-se os três LiDAR da Huawei para dar suporte aos sistemas de assistência ao motorista.
Disponível em configurações de quatro e cinco lugares, o interior transmite uma sensação de cuidado e tecnologia de ponta. O painel de instrumentos é dominado por três telas e um curioso elemento em forma de turbina que se acende quando são dados comandos de voz. A versão testada no vídeo é de quatro lugares, com os dois assentos traseiros separados por um grande túnel cheio de compartimentos de armazenamento.
O Avatr pode ser adquirido em dois tamanhos de bateria (da CATL, é claro) de 90 e 116 kWh, com uma autonomia de 550 e 710 km, respectivamente, no ciclo CLTC chinês (muitas vezes otimista em comparação com o WLTP). A potência também está de acordo com o segmento, com dois motores elétricos fornecidos pela Huawei que fornecem 586 cv e 66,1 kgfm, para uma aceleração de 0-100 km/h de 3,9 segundos.
Quanto custa? Na China, o Avatr 11 é vendido pelo equivalente a 44.000 euros na versão básica e 58.000 euros na topo de linha. A tabela, portanto, não está muito distante dos modelos mais vendidos, como o Tesla Model 3 ou o Model Y. Por enquanto, no entanto, não parece haver planos para sua eventual chegada à Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Toyota revela inédito sedã elétrico com motor e baterias da BYD
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian