A BMW revelou oficialmente o novo BMW Série 5 2024. E pela primeira vez, também há uma versão elétrica chamada i5, que será oferecida com duas opções de motores, um eDrive40 e um modelo de desempenho chamado M60 xDrive com um sistema de tração integral. Ambos recebem a mesma bateria de 81 kWh para autonomia de até 582 km.
O novo BMW i5 2024 é quase dez centímetros mais comprido que o Série 5 antecessor; Mede impressionantes 5,06 metros, e a largura, altura e distância entre-eixos também aumentam ligeiramente.
A vista frontal é caracterizada pelos faróis exclusivos da marca e pela grade de rim duplo da BMW. Elementos de LED dispostos quase verticalmente servem como piscas e luzes diurnas. A grade de rim, que se projeta para a frente, tem um amplo contorno e é opcionalmente iluminada (como no BMW i7). Nas laterais, há saias laterais pretas, maçanetas embutidas e um número 5 em relevo na base da coluna C.
No lançamento, há duas variantes, uma com tração traseira e outra com tração integral. No decorrer de 2024, seguirá-se "outra variante do BMW i5 com tração integral elétrica". Se este é um motor adicional ou a perua com a conhecida tração integral permanece em aberto.
BMW i5 eDrive40 | BMW i5 M60 xDrive | |
Tração/Motor | Traseiro, 250 kW | Integral, 442 kW |
Torque | 430 Nm | 820 Nm |
0-100 km/h / Máxima | 6,0 seg. / 193 km/h | 3,8 seg. / 230 km/h |
Consumo de energia WLTP | 15,9-19,5 kWh/100 km | 18,2-20,6 kWh/100 km |
Bateria líquida / autonomia | 81 kWh / 477-582 km | 81 kWh / 455-516 km |
Carregamento | até 11 kW CA, até 205 kW DC | até 11 kW CA, até 205 kW DC |
Tempo de carregamento DC (10-80%) | aprox. 30 min | aprox. 30 min |
Preço base | 70.200 euros (R$ 373.800) | n.a. |
O novo BMW i5 recebe a propulsão elétrica de quinta geração (Gen5) com amplas melhorias. O modelo de topo é o i5 M60 xDrive com tração integral de 442 kW. Há também o i5 eDrive40 com tração traseira de 250 kW. Enquanto o modelo de tração traseira leva seis segundos para a arrancada padrão, o modelo M cumpre a tarefa em apenas 3,8 segundos. Como de costume, motores síncronas excitados pela corrente são usados para a unidade de potência.
A regeneração é definida via tela sensível ao toque: além da regeneração adaptativa, há níveis alto, médio e baixo. A condução com um pedal não deve ser possível – pelo menos não é mencionada no comunicado de imprensa. No entanto, uma bomba de calor está aparentemente disponível como item de série.
Ambas as variantes têm uma bateria de 81 kWh, que é indiscutivelmente uma bateria semelhante à encontrada no BMW i4. Da mesma forma, a bateria é composta por quatro módulos com 72 células de bateria cada e três módulos com doze células cada. A capacidade bruta não é especificada, e a capacidade líquida de 81,2 kWh é maior que a do i4 (onde, segundo o configurador, é de apenas 76,6 kWh).
A bateria resulta em alcances de até 582 km. Além da versão mais recente da regeneração adaptativa, a eficiência também é garantida por uma bomba de calor. Com a nova função Max Range, o alcance pode ser aumentado em até 25% em caso de emergência, se necessário. No entanto, a velocidade máxima é reduzida para 90 km/h e o ar-condicionado é desativado.
O carregamento é feito com até 11 kW em corrente alternada, opcionalmente com até 22 kW. Em corrente contínua pode ser carregada com até 205 kW. Dessa forma, a bateria pode ser carregada de 10 a 10% em cerca de 30 minutos. Na melhor das hipóteses (com 10% de carga), você pode carregar eletricidade para 156 km em 10 minutos. A curva de carregamento não deve mais ter escadas, o que aumenta a velocidade de carregamento. Além disso, a bateria é pré-condicionada (automaticamente quando um carregador DC é inserido como destino de navegação ou manualmente) antes do carregamento rápido.
O i5 é também o primeiro BMW a suportar o Plug & Charge. Isto significa que o veículo se autentica automaticamente em estações de carregamento compatíveis. Um diferencial é a opção Multi Contract Option, que permite que até cinco contratos atuais de diferentes fornecedores sejam armazenados no veículo.
No cockpit há apenas alguns botões e controles. A maioria das funções é controlada através da ampla tela curva. Ela é composta por um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e uma tela sensível ao toque de 14,9 polegadas. Além disso, há um volante com base reta na parte inferior. Outro destaque é a opcional Interaction Bar, uma unidade funcional retroiluminada com uma estrutura de superfície cristalina que se estende por toda a largura do painel de instrumentos e até os painéis das portas.
Os bancos esportivos são itens de série e os bancos confortáveis com ajuste elétrico estão disponíveis como opcional. O interior é vegano de série, mas o couro merino está disponível em várias variantes como opcional.
Opcionalmente, há suspensão esportiva, sistema de freios esportivos, amortecedores controlados eletronicamente (de série no i5 M60 xDrive) e estabilização ativa do rolagem. As rodas de liga leve de 19 polegadas são de série no BMW i5, e rodas de até 21 polegadas estão disponíveis como opcional. Além disso, inúmeros sistemas de assistência são oferecidos.
O destaque dos assistentes é o novo assistente de estrada. Isso permite que você tire as mãos do volante até 130 km/h, desde que seus olhos permaneçam na estrada. Uma novidade mundial é que você só pode acionar a mudança automática de faixa com um olhar no retrovisor externo (se tiver sido sugerido pelo veículo).
Como todas as gerações anteriores do modelo, a nova BMW Série 5 2024 também é produzida na fábrica de Dingolfing, onde também são fabricados os motores elétricos e as baterias de alta tensão para o BMW i5. Os preços na Alemanha começam nos 70.200 euros para o i5 eDrive40; quanto custará a versão M ainda não foi anunciado. O lançamento oficial no mercado é em 21 de outubro de 2023. A versão Touring está programada para estrear no início de 2024. Os concorrentes incluem o Mercedes EQE, o Nio ET7, o Genesis Electrified G80 e o Audi A2024 e-tron ou sua versão perua, que será lançada no início de 6.
Fonte: BMW (per E-Mail)
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