Exclusivo: Renault mostra como é a manutenção de seus carros elétricos no Brasil
Conhecemos o Centro de Treinamento da Aliança Renault-Nissan, que forma os profissionais da rede para reparos na linha E-Tech
Quem está pensando em comprar um carro elétrico provavelmente já tem muita informação, mas em muitos casos ainda fica a dúvida: como é o pós-venda, a manutenção e a segurança de ter um reparo confiável. Para mostrar esse lado e como funciona o treinamento dos colaboradores para lidar com os modelos da linha E-Tech, a Renault convidou o InsideEVs para conhecer o Centro de Treinamento da Aliança Renault-Nissan, em Jundiaí (SP).
Durante a visita, tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura utilizada para os treinamentos de colaboradores que vão lidar com os carros elétricos da Renault. São sete treinamentos específicos para veículos elétricos, que vão desde cursos voltados para os consultores de venda – com informações sobre os produtos e funcionalidades dos veículos elétricos – até treinamentos completos para realizar a desmontagem e a correta manutenção dos modelos E-Tech.
Conforme explica Thiago Santos, Analista de Treinamento, na grade há cursos online e presenciais, de acordo com o nível de complexidade e, além disso, são ministrados cursos específicos de segurança no trabalho, certificando os profissionais para atuarem em sistemas de alta tensão, como é o caso dos veículos elétricos.
Chamado de Renault Academy, esse núcleo responsável pelo treinamento das equipes de profissionais que operam na rede de concessionárias e no serviço de atendimento aos clientes concluiu esse mês mais um treinamento dedicado para a manutenção e reparação dos veículos elétricos da Renault.
Segundo a Renault, já foram mais de 1.200 colaboradores, que atuam nas 274 concessionárias da marca em todo o Brasil e, também, no serviço de atendimento ao cliente Renault, que receberam uma formação específica para atuar em automóveis 100% elétricos.
A Renault Academy também dá suporte à treinamentos específicos para equipes de bombeiros, empresas de transporte e outros profissionais que possam ter contato com os modelos E-Tech, fornecendo informações para atuar com veículos eletrificados e seus componentes com maior segurança.
No local, compartilhado com a parceira Nissan, é possível realizar a parte prática do treinamento para os colaboradores simulando condições reais da oficina da concessionária. Foi possível conferir de perto parte do treinamento prático em um Renault Kwid E-Tech com os principais componentes elétricos e mecânicos desligados: motor, inversor, transmissão, carregador e bateria.
Motor elétrico e inversor, transmissão, compressor do ar-condicionado e carregador
Chamou a atenção a quantidade reduzida de itens e sua menor complexidade em comparação com um carro tradicional com motor a combustão. É um destaque, e mostra como a manutenção de um carro elétrico pode ser menos frequente e mais simples.
No entanto, a Renault destaca a importância de serem observadas todas as normas de segurança durante o reparo do carro elétrico, bem como o uso correto dos EPIs pelas pessoas envolvidas diretamente com os reparos.
Vale mencionar que a Renault comercializa a linha de carros elétricos E-Tech em qualquer uma de suas 274 concessionárias em todo o Brasil. E, nas unidades com oficinas (259), é possível realizar revisões e manutenções regulares dos veículos 100% elétricos da marca.
Galeria: Renault - Centro de Treinamento E-Tech
Reparos mais profundos, caso necessário, são encaminhados para as Oficinas PV Full E-tech com ferramentas nacionalizadas, são 45 pontos espalhados pelo país para um atendimento especializado nos veículos elétricos da marca.
E falando especificamente da bateria, componente fundamental do carro elétrico, a Renault afirma que nos modelos de sua linha E-Tech há monitoramento individual para as células e em caso de defeito, é possível substituir cada módulo, sem a necessidade de troca do pack completo, o que ajuda a tranquilizar os futuros donos de EVs.
Outro ponto crucial, que é o fornecimento de peças, tem respaldo na reestruturação de seu Centro de Distribuição de peças em Quatro Barras (PR), criando uma área dedicada para peças de reposição de veículos elétricos comercializados no país. A operação permite a entrega de peças de veículos elétricos, em até um dia útil, para todas as capitais do Brasil. No caso de baterias, o prazo de envio se dá em até três dias úteis.
Nossa visita ao Centro de Treinamento permitiu conhecer de perto o processo de formação dos colaboradores para lidar com a linha E-Tech na rede e também acompanhar um carro elétrico na oficina, o que ajuda a enxergar melhor essa grande mudança que já começou.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault 5 Turbo 3E: Versão elétrica do lendário R5 Turbo está a caminho
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Flagra: Novo Renault Kwid E-Tech 2025 se prepara para a estreia no Brasil
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos