Esperado há algum tempo, o primeiro Tesla equipado com baterias fornecidas pela BYD chegou: está saindo das linhas de produção da Gigafactory em Berlim. É um Model Y - também porque apenas esse modelo é produzido na Alemanha - e está equipado com a bateria Blade, uma famosa bateria produzida pela empresa chinesa com química LFP (lítio-ferro-fosfato).
O lado bom é que, embora a colaboração entre as empresas americanas e chinesas fosse conhecida por muitos, nenhuma delas jamais admitiu oficialmente qualquer acordo. Talvez porque, em termos de vendas de carros elétricos, elas sejam, respectivamente, a primeira e a segunda do mundo e vivam em constante competição. Mas agora não há mais dúvidas.
A bateria Blade, que é fornecida pela FinDreams, uma subsidiária da BYD, que fabrica baterias, tem a peculiaridade de ter uma arquitetura cell-to-pack. Isso significa que ela não tem muitos módulos intermediários, o que aumenta sua densidade de energia.
A bateria, que foi submetida a uma série de testes de avaliação, tem um bom desempenho. No Tesla Model Y, onde tem uma capacidade de 55 kWh, ela conseguir ir de 11% a 71% em apenas 15 minutos, graças a uma potência máxima de carregamento de 170 kW.
E com a divulgação desses dados, os fãs da Tesla no fórum local da TFF alemã já estão encontrando algumas diferenças interessantes, com destaque para o fato de que as novas células BYD parecem manter a taxa de carga de pico por muito mais tempo.
De modo geral, o Tesla Model Y com a nova célula BYD tem uma taxa de carga máxima semelhante ao antigo Model Y com células CATL LFP. No entanto, as novas células parecem ser capazes de manter essa taxa de carga – e, em geral, uma taxa de carga mais alta – por meio de um estado de carga mais alto. Isso deve se traduzir em uma sessão de carregamento mais rápida no final.
Aparentemente, a Blade Battery de origem chinesa chegou à Gigafactory de Berlim há um mês. Em 4 de maio, segundo a imprensa alemã, ele entrou nas linhas e cerca de 15 dias depois, em 20 de maio, o primeiro Model Y com a nova bateria seria concluído.
No momento, o Model Y com bateria chinesa ainda não está oficialmente em produção. Ainda está na fase de protótipo. Poderia, no futuro, chegar à tabela de preços como opção de entrada, com uma autonomia de 440 km. Nada mal se pensarmos que o Model Y de entrada produzido na China, que monta uma bateria assinada CATL, tem uma capacidade de 60 kWh e uma autonomia de 455 km.
Capacidade | Autonomia | |
Bateria BYD Blade | 55 kWh | 440 km |
Bateria CATL LFP | 60 kWh | 455 km |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla: exemplo para fabricantes tradicionais simplificarem a montagem
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Tesla mostra sua linha de veículos elétricos em foto "Viagem em família"