Sucesso de mercado, a geração mais recente do Opel Corsa está à venda desde 2019. Há dois anos, o carro compacto vem dominando seu segmento na Alemanha com bons números de vendas. E para tentar manter os bons resultados por mais algum tempo, a empresa sediada em Rüsselsheim apresenta a reestilização do seu best-seller.
E assim o Corsa-e se torna o Corsa Electric. Com mais potência, mais autonomia e um visual diferente. No entanto, as mudanças no design são bem pequenas. A mudança mais proeminente é o chamado Vizor, que, depois do Astra, do Grandland e do Crossland, agora também é encontrado no Corsa.
A partir de agora, os faróis estão integrados, que podem ser opcionalmente encomendados como unidades de matriz de LED (agora com 14 em vez de 8 elementos). Abaixo dos faróis, as entradas de ar são maiores no novo modelo. Na traseira, apenas o nome foi movido para o centro da tampa traseira e uma nova cor de pintura chamada "Graphic Grey" também foi adicionada à linha.
No interior, as inovações são um pouco mais extensas. A Opel adicionou novos padrões de assentos, bem como um novo design para a alavanca de câmbio e o volante. Agora, um cockpit totalmente digital com o novo sistema de informação e entretenimento pode ser encomendado para o Corsa.
A plataforma integrada Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies permite telas gráficas aprimoradas com funções de IA, reconhecimento de voz natural via "Hey Opel" e atualizações over-the-air. Além disso, os displays na tela colorida sensível ao toque de 10 polegadas do sistema de navegação e multimídia, bem como no quadro de instrumentos do motorista, foram alterados.
Pela primeira vez, smartphones compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto podem ser conectados sem fio e também recarregados. Além disso, há sistemas de assistência projetados para tornar a direção e as manobras mais tranquilas. Eles vão desde a nova câmera panorâmica de visão traseira, controle de cruzeiro inteligente e limitador de velocidade, bem como proteção para alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres.
O Corsa Electric não recebe apenas um novo nome, mas também um novo sistema de propulsão. O modelo atual com 100 kW (136 cv) permanece na linha e agora tem um alcance WLTP de 357 km, o que lhe dá uma autonomia operacional um pouco mais longa (era 345 km).
Além disso, o carro elétrico urbano agora também pode ser encomendado com 115 kW (156 cv), torque de 26,5 kgfm e uma bateria ampliada de 54 kWh (bruta). Já conhecemos esse propulsor do Corsa, do Peugeot e-208, do Jeep Avenger e, no futuro, ele também será usado no Mokka Electric e no Astra elétrico.
Mas voltando ao Corsa: equipado com o novo conjunto elétrico, o pequeno Opel deve atingir uma autonomia WLTP de 402 quilômetros. A bateria pode ser carregada rapidamente de 20 a 80% em 30 minutos ao usar uma estação de recarga rápida.
Outra novidade do facelift é a opção parcialmente eletrificada do motor de combustão com um sistema de 48 volts. Por exemplo, os dois motores turbo a gasolina de 1,2 litro e três cilindros com 100 ou 130 cv serão oferecidos no futuro com suporte híbrido leve e poderão ser combinados com uma nova transmissão de dupla embreagem.
Espera-se que o novo Opel Corsa Electric chegue às concessionárias europeias antes do final do ano. No entanto, nenhuma data exata foi anunciada ainda. E os preços também serão divulgados posteriormente.
Fonte: Opel
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