Esta bateria de estado sólido já está sendo produzida em larga escala
A chinesa Gagfeng produz uma bateria de estado sólido em uma linha de 4GWh por ano. Tem uma densidade de 260 Wh/kg
A bateria de estado sólido está aí. Só que até agora ninguém conseguiu iniciar a produção em massa desses acumuladores. Ninguém, exceto a Ganfeng, uma empresa chinesa especializada na produção de lítio (é a maior produtora do mundo em termos de capitalização de mercado), que afirma ter começado a fazê-lo.
De fato, a Ganfeng, em um comunicado oficial, declarou que iniciou uma linha de produção capaz de produzir baterias de estado sólido com uma capacidade anual de 4 GWh, o suficiente, por exemplo, para equipar 80.000 veículos elétricos com baterias de 50 kWh.
A densidade não é recorde
A bateria de primeira geração em questão tem uma densidade de energia de 260 Wh/kg. Não é um valor recorde, considerando que a tecnologia de bateria condensada de estado semi-sólido da CATL, prevista para o final de 2023, já atinge 500 Wh/kg.
A bateria de 150 kWh da NIO, também em um estado semissólido, tem um desempenho melhor, atingindo uma densidade de 360 Wh/kg. Como é sabido, a bateria em questão é fabricada em colaboração com a empresa chinesa WeLion, uma empresa que também está recebendo financiamento da Xiaomi e da Huawei.
- Bateria de estado sólido Gangfeng: 260 Wh/kg
- Bateria de estado semi-sólido da NIO: 360 Wh/kg
- Bateria condensada da CATL: 500 Wh/kg
A bateria de estado sólido da Gangfeng foi anunciada em 2021. Agora, cerca de dois anos depois, a empresa montou linhas de produção que poderão exceder a quantidade atual de 4 GWh por ano no futuro.
Trabalhando na segunda geração
Enquanto isso, a empresa também afirma estar trabalhando na bateria de estado sólido de segunda geração. Ela tem uma densidade de energia de 400 Wh / kg graças a um ânodo de lítio metálico recém-desenvolvido. Essa nova bateria também tem a vantagem de atender aos requisitos de segurança do mercado automotivo.
De acordo com as previsões, a Ganfeng poderia iniciar a produção da bateria de estado sólido de segunda geração já no final do ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Stellantis promete baterias com metade do custo das atuais até 2030
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Stellantis e CATL fecham parceria histórica para gigafábrica de baterias