page ad skin

Esta bateria de estado sólido já está sendo produzida em larga escala

A chinesa Gagfeng produz uma bateria de estado sólido em uma linha de 4GWh por ano. Tem uma densidade de 260 Wh/kg

Bateria de estado sólido da Gangfeng

A bateria de estado sólido está aí. Só que até agora ninguém conseguiu iniciar a produção em massa desses acumuladores. Ninguém, exceto a Ganfeng, uma empresa chinesa especializada na produção de lítio (é a maior produtora do mundo em termos de capitalização de mercado), que afirma ter começado a fazê-lo.

De fato, a Ganfeng, em um comunicado oficial, declarou que iniciou uma linha de produção capaz de produzir baterias de estado sólido com uma capacidade anual de 4 GWh, o suficiente, por exemplo, para equipar 80.000 veículos elétricos com baterias de 50 kWh. 

A densidade não é recorde

A bateria de primeira geração em questão tem uma densidade de energia de 260 Wh/kg. Não é um valor recorde, considerando que a tecnologia de bateria condensada de estado semi-sólido da CATL, prevista para o final de 2023, já atinge 500 Wh/kg.

bateria de estado sólido

A bateria de 150 kWh da NIO, também em um estado semissólido, tem um desempenho melhor, atingindo uma densidade de 360 Wh/kg. Como é sabido, a bateria em questão é fabricada em colaboração com a empresa chinesa WeLion, uma empresa que também está recebendo financiamento da Xiaomi e da Huawei.

  • Bateria de estado sólido Gangfeng: 260 Wh/kg
  • Bateria de estado semi-sólido da NIO: 360 Wh/kg
  • Bateria condensada da CATL: 500 Wh/kg

A bateria de estado sólido da Gangfeng foi anunciada em 2021. Agora, cerca de dois anos depois, a empresa montou linhas de produção que poderão exceder a quantidade atual de 4 GWh por ano no futuro.

Trabalhando na segunda geração

Enquanto isso, a empresa também afirma estar trabalhando na bateria de estado sólido de segunda geração. Ela tem uma densidade de energia de 400 Wh / kg graças a um ânodo de lítio metálico recém-desenvolvido. Essa nova bateria também tem a vantagem de atender aos requisitos de segurança do mercado automotivo.

De acordo com as previsões, a Ganfeng poderia iniciar a produção da bateria de estado sólido de segunda geração já no final do ano.