A bateria de estado sólido está aí. Só que até agora ninguém conseguiu iniciar a produção em massa desses acumuladores. Ninguém, exceto a Ganfeng, uma empresa chinesa especializada na produção de lítio (é a maior produtora do mundo em termos de capitalização de mercado), que afirma ter começado a fazê-lo.
De fato, a Ganfeng, em um comunicado oficial, declarou que iniciou uma linha de produção capaz de produzir baterias de estado sólido com uma capacidade anual de 4 GWh, o suficiente, por exemplo, para equipar 80.000 veículos elétricos com baterias de 50 kWh.
A bateria de primeira geração em questão tem uma densidade de energia de 260 Wh/kg. Não é um valor recorde, considerando que a tecnologia de bateria condensada de estado semi-sólido da CATL, prevista para o final de 2023, já atinge 500 Wh/kg.
A bateria de 150 kWh da NIO, também em um estado semissólido, tem um desempenho melhor, atingindo uma densidade de 360 Wh/kg. Como é sabido, a bateria em questão é fabricada em colaboração com a empresa chinesa WeLion, uma empresa que também está recebendo financiamento da Xiaomi e da Huawei.
A bateria de estado sólido da Gangfeng foi anunciada em 2021. Agora, cerca de dois anos depois, a empresa montou linhas de produção que poderão exceder a quantidade atual de 4 GWh por ano no futuro.
Enquanto isso, a empresa também afirma estar trabalhando na bateria de estado sólido de segunda geração. Ela tem uma densidade de energia de 400 Wh / kg graças a um ânodo de lítio metálico recém-desenvolvido. Essa nova bateria também tem a vantagem de atender aos requisitos de segurança do mercado automotivo.
De acordo com as previsões, a Ganfeng poderia iniciar a produção da bateria de estado sólido de segunda geração já no final do ano.
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