BMW amplia parceria para produzir baterias sólidas por conta própria
Montadora alemã pretende mostrar o primeiro protótipo de carro elétrico com bateria sólida antes de 2025
As baterias de estado sólido poderiam garantir o próximo grande salto tecnológico para os carros elétricos, aumentando significativamente a autonomia. No último passo rumo a este futuro, o Grupo BMW está ampliando seu Acordo de Desenvolvimento Conjunto com a empresa Solid Power para que possa construir uma linha de montagem de protótipos no Cell Manufacturing Competence Center, próximo a Munique, Alemanha.
Antes de instalar a linha de montagem de protótipos, o pessoal da BMW irá trabalhar com a Solid Power para otimizar o processo de fabricação de células. Os testes dos componentes de estado sólido automotivo começarão em 2023. Uma prévia de veículo com esta tecnologia chegará, em princípio, um pouco antes de 2025.
O BMW i Vision Dee (acima) é o conceito da marca para um futuro EV.
No final de 2022, a BMW e a Solid Power ofereceram detalhes adicionais sobre este acordo. A montadora está licenciando o projeto e o processo de fabricação da célula de bateria por 20 milhões de dólares. A BMW irá construir uma duplicata da linha de produção de baterias piloto da Solid Power.
A Solid Power abriu sua própria linha de montagem piloto em 2022. O local pode produzir 300 células por semana. A empresa iniciou a produção de um protótipo de bateria de estado sólido em 2020. Essa versão produzia 330 watt-hora por quilograma e 20 amp-horas. Foi capaz de recuperar 50% da carga em 15 minutos à temperatura ambiente.
A empresa delineou as expectativas a partir de suas células em 2021. Um pacote de 77 kWh usando o design da Solid Power poderia pesar até 46% menos e ter uma melhoria de 16% em relação a uma unidade de lítio-íon existente. Além disso, o custo poderia ser 40 por cento menor.
A Solid Power tem investimentos de montadoras como a BMW e a Ford, e os executivos dessas empresas estão no quadro do negócio de baterias. O plano é eventualmente ser um fornecedor de células para eles.
Além da BMW, a Toyota pretende ter um veículo de produção com baterias de estado sólido à venda por volta de 2025. No entanto, a montadora japonesa tem uma estratégia muito diferente para introduzir a tecnologia. Ao invés de um carro elétrico, a empresa pretende instalar estas baterias em um veículo híbrido. Esta seria uma forma de manter os custos baixos e ao mesmo tempo disponibilizar as células de ponta para os motoristas.
Um estudo realizado pela Nikkei Asia olhando para baterias de estado sólido concluiu que a Toyota era líder no segmento com base em registros de patentes. O fabricante automotivo solicitou 1.331 deles. A Panasonic tinha 445.
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 encara 800 km para colocar sua autonomia à prova
GWM Ora 5 já ficou quase R$ 5 mil mais caro desde o lançamento
BMW inicia produção do i3 Neue Klasse e reduz custo de fabricação em 10%
Faltou luz? Leapmotor agora pode ser útil até durante um apagão
BMW iX3 mal chegou ao Brasil e já é um sucesso: quase 100 mil pedidos
Carro chinês replica acrobacia de Schumacher em 2010
BMW iX3 Neue Klasse chega ao Brasil por R$ 582.950 com 570 km de autonomia